- Publicidade -

Publicado em:

“Os Griôs” dá continuidade à pesquisa para uma dramaturgia decolonial, iniciada em 2013 pela diretora e dramaturga Loly Nunes, também diretora da Cia. Fanfarra Carioca. Na montagem, os artistas cantam e contam histórias sobre os Impérios Africanos, a origem dos Griôs e sobre a força das tradições orais. O enredo ressalta ainda a rica contribuição dos africanos para a construção da cultura brasileira, bem como o surgimento da capoeira, do samba e do carnaval.

As histórias trazem personagens reais da nossa história, mas que raramente são mencionados nos livros de história. É este o caso de Dom Obá II, que disse ser herdeiro de um reino na África. Seu pai Bemvindo da Fonseca Galvão, era filho do Rei Alafin Abiodun Atiba do Império de Oyo. Essas histórias são interligadas, levando o público a perceber que uma história está conectada com a outra. 

O projeto Os Griôs, pensando em diversificar e abranger seu público, realizará também uma apresentação gratuita para alunos das escolas públicas vizinhas ao teatro, incentivando o projeto de formação de plateia e a lei 10.639, que obriga o ensino da cultura afro-brasileira em escolas do ensino fundamental e médio. 

Além disso, no domingo, será realizada uma apresentação no próprio teatro para pessoas com deficiências auditivas com uma intérprete de libras e, ainda na 1ª semana de agosto, haverá um bate papo com Sidney Mattos, que é músico, arranjador e compositor e pessoa com deficiência, para falar sobre acessibilidade.

Serviço: De 9 a 30 de agosto – sábados e domingos, às 16 horas 

Teatro Glaucio Gil – Pç. Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro

Lotação: 100 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre – indicado a partir dos 06 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -