- Publicidade -

“Paixão Simples” baseado em livro homônimo, estreia no Teatro Gláucio Gill

Publicado em:

O romance “Paixão Simples” traz a atriz Aline Fanju em seu primeiro monólogo, no papel da escritora francesa vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, em 2022  Annie Ernaux, que relata a sua paixão – e a espera – por um homem estrangeiro, casado cujo nome nunca é revelado.

A obra, baseada no livro homônimo publicado em 1991, traz um relato íntimo e visceral da autora: uma mulher tomada por um amor avassalador e unilateral. Com uma narrativa crua e honesta sobre seus sentimentos, desejos e ausência, ela descreve, durante meses, como sua vida gira em torno da expectativa pelos encontros com o ser amado, provocando uma metódica organização de seus dias e um mergulho em seus sentimentos.

A montagem é a primeira adaptação brasileira de uma obra literária de Annie Ernaux, originalmente publicada na França pela editora Gallimard e no Brasil pela Editora Fósforo. Inclusive, ela conta com uma equipe majoritariamente feminina. Com linguagem direta, delicadamente brutal e com toques eróticos, a peça convida o público a testemunhar o uso da escrita na tentativa de dar sentido às emoções, já que ela transforma um episódio íntimo em uma reflexão sobre o amor, as expectativas e a perda. 

Recentemente, “Paixão simples” foi redescoberto por uma nova geração de leitores jovens nas redes sociais – sobretudo no Tik Tok – onde trechos viralizaram. 

“Paixão Simples” é sobre o feminino em sua totalidade. Não é só a história da Annie, personagem do livro, não se resume à experiência individual de uma mulher específica. É sobre uma espera que atravessa os séculos. Uma espera ancestral, avassaladora, muitas vezes injusta, que na encenação ganha uma perspectiva alegórica que só o teatro pode oferecer.

“A história desse espetáculo nasce de um momento muito bonito. Mandei mensagem pro Pablo dizendo de um período escasso e difícil de trabalho pra mim pós puerpério que emendou na pandemia e querendo saber do mercado, de projetos. Sempre tivemos essa troca e Pablo sempre foi parceiro e muito atencioso. Ele me respondeu que ia pensar. Dois dias depois, ele me ligou. E propôs fazer um solo meu. Eu fiquei muito emocionada. E sigo, porque cá estamos, juntos, alguns anos depois desse telefonema cheio de amor, amizade, admiração mútua e comprometimento, estreando o meu solo, Paixão Simples. Poder estar em cena contando dessa paixão avassaladora de Annie Ernaux, sem pudor e  sem julgamentos, é libertador, é reparador. Eu estou imersa nesse prazer físico e literário que é “Paixão Simples”, diz Aline Fanju.

Serviço: Temporada: 3 a 26 de setembro (quartas, quintas e sextas às 20h) / Local: Teatro Gláucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde S/N, Copacabana / Duração:  60 minutos / Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -