- Publicidade -

Quitéria, comandado pelo chef David Cruz, apresenta um novo menu

Publicado em:

O Quitéria, comandado pelo chef David Cruz, apresenta um novo menu. Apostando no frescor e na atmosfera praiana do estilo de vida local, as novidades chegam com a leveza dos ingredientes do litoral, que são a cara do Rio de Janeiro, e um toque de influência mediterrânea, em diálogo com as referências sertanejas, que sempre fizeram parte do repertório do chef. A proposta, certamente, é uma cozinha mais solar, leve e autoral. 

“Alguns sucessos do menu permanecem, como o filé mignon de sol, que aprendi com meu avô, e o mousse de pão de mel, mas incluímos mais crudos, saladas e frutos do mar.  Para ter mais frescor, por exemplo, trocamos a manteiga de garrafa pelo azeite e investimos em ervas como manjericão, coentro e hortelã. É uma cozinha mais carioca, mas que preserva o sotaque regional que gosto de trazer para os pratos, por isso também incorporamos às receitas ingredientes típicos da gastronomia brasileira, como o capim limão, o limão cravo, o queijo da Serra da Canastra, a banana da terra, a goiaba, o cumaru e o doce de leite”, conta David.  

Nas entradas, destaque para o Ovo perfeito, cozido em baixa temperatura com espuma de parmesão, pó de cogumelo, servido com torrada de fermentação natural, para o Crudo de atum, com queijo de cabra, tapioca crocante e azeite de capim limão, e para o Espeto de polvo e camarão com azeite de ervas frescas. A clássica Salada Caesar ganha uma releitura do chef, com molho da casa, croutons crocantes e a opção de acompanhar frango orgânico ou camarões grelhados.  

Nos principais, opções como o Linguine do mar, com polvo, camarão, molho bisque e caviar de limão cravo, o Rigatoni da terra, com iscas de filé mignon e cogumelos envoltos em molho aveludado e alho poró, o Arroz de tomate, um arroz carnaroli cozido no caldo do polvo, servido com camarão, polvo e picles de erva doce, e o Peixe assado com batata ao murro, brócolis e tomate confitado em ervas frescas. O tradicional Picadinho recebeu o toque do chef para ficar com a cara do Quitéria: o filé mignon em demi-glace é servido com banana da terra assada na grelha, ovo perfeito, couve e arroz.   

Entre as novas sobremesas, o Pudim de doce de leite servido com cumaru e espuma de café, e a Tartelete de goiaba, feita com a compota da fruta é servida com sorvete de nata, crumble e calda de goiabada cascão são as principais apostas. A icônica Mousse de pão de mel vem nessa temporada em nova apresentação, com uma tuille(telha) em formato orgânico coroando a mousse. 

As novidades também se estendem ao famoso café da manhã do Quitéria. Os combos homenageiam regiões brasileiras. Além de suco, de laranja ou do dia, café ou chá, os demais itens variam de acordo com as preferências de cada lugar. O carioca chega com misto quente e açaí; o mineiro inclui pão de queijo feito na casa, requeijão artesanal, doce de leite, manteiga e bolo de fubá com calda de goiabada. O sertanejo traz cuscuz com ovo, queijo coalho, banana da terra e cartola. Há ainda as versões vegana, fit,e o super completo combo Quitéria, com café, chá ou chocolate quente, suco de laranja ou do dia, pão sourdough, pão de açaí, ovo mexido, doce caseiro, doce de leite mineiro, queijo minas, queijo curado artesanal, bolo do dia, pão de queijo e manteiga e iogurte feitos na casa, este último, com granola e frutas.  

Compondo a experiência gastronômica, a nova carta de coquetéis traz a assinatura de Waguinho.  “Reforçamos a proposta do Quitéria de valorizar ingredientes brasileiros com criatividade e leveza. As receitas exploram insumos locais, suas sazonalidades e infusões frescas”, conta Waguinho. Entre os destaques está o Caju, caju e mais caju, disponível nas versões com vodca ou cachaça, preparado com suco de caju e limão, compota artesanal de caju e finalizado com farofa de castanha de caju. Outra pedida é o Vereda Tropical, que combina whiskey Jim Beam, mate da casa, maracujá, xarope de tamarindo e suco de limão, criando uma mistura inspirada no clássico mate praiano. Já a Batidinha de café traz cachaça Cobra Coral, café espresso, leite de coco e cumaru, unindo o café ao toque aromático da especiaria brasileira. 

Localizado no coração de Ipanema, o Quitéria conta com uma varanda e uma esplanada charmosas, além de um salão aconchegante, sendo uma excelente opção tanto para o café da manhã quanto para um almoço pós-praia ou um jantar romântico. A trilha é composta de músicas brasileiras de diferentes décadas. O projeto “Degusta Jazz” ocorre todas as sextas-feiras das 18 às 22h sempre com uma banda ao vivo. Num doce balanço a caminho do mar. O Quitéria fica na Rua Maria Quitéria, 27, Ipanema.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -