- Publicidade -

Riotur lança série “Patrimônios do Rio”

Publicado em:

A Riotur lança a série “Patrimônios do Rio”, um projeto audiovisual que será veiculado nas redes sociais da empresa, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos estabelecimentos reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural Carioca.

A primeira temporada é composta por sete episódios, e mergulha na tradição e na memória afetiva da gastronomia carioca. Mais do que apresentar locais icônicos, a série propõe uma verdadeira viagem pela história viva do Rio por meio dos sabores que ajudam a construir e contar a identidade da cidade.

Todos os locais retratados foram oficialmente reconhecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), após criteriosa análise de relevância cultural, histórica, arquitetônica e social. Os primeiros episódios serão no Armazém Senado, Bar Velho Adonis, Bode Cheiroso, Bar da Portuguesa, Bar do Momo, Bar Urca e Cachambeer. 

“O projeto Patrimônios do Rio nasce do desejo de valorizar o que é nosso — aquilo que carrega memória, identidade e afeto. Ao contar essas histórias nas redes, queremos mostrar que o patrimônio carioca vai além da arquitetura e dos monumentos: está também nas mesas, nos sabores e nas pessoas que mantêm viva a cultura da cidade”, afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Desde 2010, a Prefeitura do Rio, de forma pioneira e inédita no âmbito nacional, contempla bares e botequins como patrimônio imaterial na categoria atividade econômica tradicional e notável.

“A primeira temporada reforça o papel da gastronomia como elemento essencial na experiência turística e na preservação do patrimônio imaterial carioca.”, complementa Renata Paes Leme, Diretora de Marketing da Riotur.

O episódio de estreia tem como cenário o Armazém Senado, tradicional botequim no Centro da cidade que funciona desde o século XIX. Tombado em 2011 como Patrimônio Cultural Carioca, o local mantém a decoração original e é reduto do samba e da boemia carioca. 

A série “Patrimônios do Rio” marca o início de uma estratégia institucional da Riotur para valorizar os ativos culturais da cidade, aproximando moradores e turistas da riqueza histórica que molda o Rio.  Após a primeira temporada dedicada à gastronomia, novos temas e patrimônios serão explorados em futuras edições da campanha.

Acompanhe os episódios da série nas redes sociais da Riotur: os teasers estarão disponíveis no Instagram (@riotur.rio), X (@riodejaneiro) e TikTok (@riotur.rio). Já os episódios completos poderão ser assistidos no canal oficial da Riotur no YouTube (@rioturoficial – https://www.youtube.com/rioturoficial). A primeira temporada vai ao ar entre os dias 30 de julho e 10 de setembro, com lançamentos semanais sempre às quartas-feiras.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -