- Publicidade -

Cineclube CINE-VELHO no Cosme Velho

Publicado em:

Nos próximos meses, o Cosme Velho receberá quatro edições do Cineclube CINE-VELHO, projeto que tem como missão aproximar a população do bairro com a experiência do cinema, valorizando sua relevância cultural na formação de plateia.

O Cineclube que rodou algumas comunidades e cidades em 2024, volta com toda força estreando 2025 na colonial “Casa das Flores”, dia 28 de Setembro no Cosme Velho. Depois ocupando a quadra da comunidade do Cerro Corá, também no Cosme Velho, em 11 de Outubro, 16 de Novembro e 07 de Dezembro. Realizando o trabalho permanente do “Ponto de Cultura Cinema Presente” com a comunidade.

Com uma curadoria que atravessa diferentes fases da sétima arte, o CINE-VELHO cria um espaço de encontro da comunidade, despertando o interesse tanto de amantes do cinema quanto de novos espectadores em formação de plateia. Totalmente gratuito, a ideia é levar pessoas de todas as gerações para assistir e debater o filme depois. A iniciativa busca proporcionar uma experiência cinematográfica de qualidade promovendo não apenas a exibição de filmes, mas também o resgate da memória cultural e a inclusão social por meio da sétima arte.

Mais do que uma exibição de filmes, o projeto propõe uma vivência coletiva: assistir, debater e refletir sobre a produção nacional em territórios que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de experiência cultural. Ao fugir do padrão do mercado dominado por filmes internacionais de grandes distribuidoras, o CINE-VELHO reforça o protagonismo do cinema brasileiro e a importância de democratizar o acesso à arte.

“Levar o Cine Velho para o Cerro Corá é uma oportunidade única de conectar a população com um cinema que fala diretamente sobre suas vivências, histórias e desafios. No Rio de Janeiro, especialmente em comunidades, muitas vezes o acesso a atividades culturais é limitado, e o cinema pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social. Ao oferecer filmes pensados para a nossa sociedade, estamos não só proporcionando momentos de lazer e emoção, mas também afirmando a importância de se ver refletido na tela do cinema.”, explica Felipe Flores idealizador do Cineclube Cine Velho.

Serviço: 28 de setembro / Casarão das Flores (Ladeira dos Guararapes, 115 – Cosme Velho)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -