- Publicidade -

Dia Nacional do Frevo é celebrado no Museu do Jardim Botânico

Publicado em:

O Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro preparou uma programação vibrante e gratuita para celebrar o Dia Nacional do Frevo, nos dias 13 e 14 de setembro, unindo cultura popular, natureza e experiências educativas para públicos de todas as idades.

No sábado, dia 13 de setembro, às 10h30 e às 14h, acontece a atividade “Plantando Histórias: Cajá”, que convida crianças, famílias e visitantes a conhecerem a árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e sua relação com a cultura brasileira. Inspirada no frevo “Contra-Êxodo”, de João Cavalcanti, a experiência conecta música, biodiversidade e culinária popular.

Ainda no sábado, às 15h, o público poderá “entrar no passo” com a oficina “Arte e Natureza: Aula de Frevo ao Ar Livre”, realizada nos jardins do Museu. A atividade terá distribuição de sombrinhas coloridas, em um ambiente de dança, cores e celebração.

No domingo, dia 14 de setembro, a programação continua com atividades inclusivas e educativas. Às 10h30, será realizada uma edição especial da atividade sensorial “Semear” – voltada para bebês de 0 a 3 anos -, explorando sons, histórias, aromas e texturas em uma experiência lúdica embalada pelo frevo.

Serviço: Plantando histórias: Cajá
Data: 13/09 (sábado)
Horário: das 10h30 às 12h00 | 14h às 15h
Local: Sala Multiuso
Vagas: 50, por ordem de chegada
Público-alvo: Crianças, famílias e público em geral.

Descrição: O Museu do Jardim Botânico convida o público para uma experiência que conecta cultura, biodiversidade e movimento. Inspirados pela canção “Frevo do Contra-Êxodo”, de João Cavalcanti — que celebra o Nordeste e cita frutos da nossa terra, como o cajá — vamos plantar histórias e valorizar as espécies nativas que alimentam culturas e territórios brasileiros. Uma breve mediação musical apresentará a letra do frevo, que conecta planta e cultura, mostrando como a diversidade cultural dialoga com a diversidade da flora.
 

Oficina Arte e Natureza: Aula de Frevo ao Ar Livre
Data: 13/09 (sábado)
Horário: das 15h às 16h30
Local: Jardim em frente ao Museu
Vagas: 30, por ordem de chegada
Público-alvo: Crianças, famílias e público em geral.

Descrição: O público será convidado a entrar no passo do frevo com uma oficina de dança em meio aos jardins, celebrando as cores, os ritmos e a vida em movimento — assim como faz a natureza. Cultura e natureza dançam juntas, celebrando a vida brasileira em suas cores, ritmos e raízes. Durante a atividade haverá a distribuição de sombrinhas/mini guarda-chuva. As pessoas participantes devem usar roupas confortáveis e tênis.


Visita Cognitiva Sensorial
Data: 14/09 (domingo)
Horário: das 9h às 10h
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes
Vagas: 20, por ordem de chegada


Semear – Especial Dia do Frevo
Data: 14/09 (domingo)
Horário: das 10h30 às 11h30
Local: Sala Multiuso
Público: bebês de 0 a 3 anos.
Vagas: 20, por ordem de chegada

Descrição: Atividade sensorial para bebês que, por meio de músicas, histórias, aromas e texturas, promove uma conexão afetuosa e criativa com a natureza.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -