- Publicidade -

FASA -Festival de Artes e Saberes das Águas no MAM

Publicado em:

As águas serão o fio condutor de encontros artísticos, aprendizado e conhecimento na nova edição do FASA -Festival de Artes e Saberes das Águas. No próximo dia 5 de outubro, domingo, o  MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e seus arredores receberão a programação intensa da primeira etapa do evento que, ao longo de um dia inteiro, vai trazer atividades como caminhada performática, palestra, feiras, oficinas criativas e apresentações de artistas como Tambores de Olokum, Canarinhos de Petrópolis e Leo Gandelman Quarteto. Toda a programação é gratuita.

Idealizado e com direção artística de Pablo Castellar, em sua segunda edição, o FASA se consolida como um espaço de diálogo entre arte, educação e sustentabilidade, sempre tendo as águas como principal inspiração. A edição 2025 do festival contará também com duas etapas em novembro, realizadas em Mangaratiba e Paraty, promovendo ações culturais e a valorização das artes e saberes das águas de suas comunidades locais.

“O FASA nasce do encontro entre a poética das águas e os saberes coletivos que elas guardam. É um festival que reconhece a água como fonte de inspiração e como espelho da nossa identidade cultural. Rios, cachoeiras, lagos e mares se encontram na memória dos povos e desaguam em experiências artísticas compartilhadas”, afirma Castellar.

Para além das atividades presenciais, o FASA também levará os saberes das águas para o universo on-line com o “FASA Digital”, permitindo que pessoas de qualquer lugar tenham acesso às atividades e reflexões propostas pelo festival. 

No site www.fasa.art.br e no canal do YouTube do Festival – www.youtube.com/@festivalfasa -, já é possível acessar o conteúdo de shows e atividades de edições anteriores do evento. E a partir de dezembro, estarão disponíveis mais conteúdos: os “Concertos FASA” em alta resolução; a websérie “Água na Boca”, que antecipa os concertos e aprofunda o entendimento sobre as escolhas musicais de cada apresentação; a série “Caminho das Águas”, que apresenta as riquezas hidrográficas das cidades que compõem o circuito do projeto, bem como a cultura dos saberes e fazeres da população local que vive nesses espaços; e o podcast “Água com História”, que explora a riqueza da nossa relação com as águas.

Após a abertura no Rio, o festival segue viagem pelo litoral do Rio de Janeiro, investigando os saberes das águas de Mangaratiba (01/11) e Paraty (07 e 08/11). Nessas cidades, as atividades terão caráter comunitário e educativo, com destaque para concertos didáticos em escolas, feiras de artesanato, apresentações de grupos locais e debates sobre memória e meio ambiente.

Nosso desejo é transformar cada espaço em território de diálogo — o museu, a rua, a praça, a escola. O FASA não se limita a um palco: ele se espalha como a água, irrigando a vida cotidiana das cidades“, conclui Castellar.

SERVIÇO: Data: 05 de outubro de 2025 (domingo)
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) / Horário: a partir das 9h / Todas as atividades são gratuitas. Livre para todos os públicos. / Oficinas, palestra e caminhada performática necessitam de inscrição prévia. As inscrições serão divulgadas nas redes sociais e site do Festival.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -