- Publicidade -

 JOTA abre “Amor Ódio”, no MT Projetos de Arte

Publicado em:

O jovem artista brasileiro JOTA abre sua mais recente exposição, “Amor Ódio” no MT Projetos de Arte, no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Com curadoria do jornalista, escritor e roteirista Dodô Azevedo, exposição reúne mais de 25 obras inéditas em diferentes formatos, que vão de pequenas dimensões (10x10cm) a grandes composições (150x150cm).

Criado e residente no Complexo do Chapadão, JOTA constrói sua obra a partir da tensão entre amor e ódio, revelando a convivência de afetos e violências no mesmo território. Suas pinturas transitam entre a potência coletiva dos bailes e a brutalidade da violência policial e do tráfico.

Segundo, Dodô Azevedo, o trabalho de JOTA se mantém alimentado pela poderosa atmosfera do Complexo do Chapadão, onde foi criado e ainda vive. Suas composições, certamente, compreendem o amor e o ódio entremeados e manifestados no mesmo espaço, em diferentes cenas e momentos, como a alegria do baile e a violência policial e do tráfico. 

“JOTA mostra tanto o pôr do sol sobre os barracos quanto as paredes marcadas por balas; tanto os namorados na laje quanto o olhar de quem atravessa a rua com medo de não voltar. Sua arte é como um díptico: de um lado, o afeto bruto; do outro, a raiva justa. Separar um do outro seria mutilar o sentido”, escreve o curador.

Em sua nova fase, o artista também incorporou elementos visuais e simbólicos do panafricanismo, movimento político, filosófico e cultural em defesa da união de todos os povos afrodescendentes, do continente ou da diáspora. A presença constante das cores da bandeira criada em 1920 remete aos seus significados: o vermelho do sangue dos povos africanos derramados na luta pela liberdade, o preto como afirmação orgulhosa da pele negra, o verde da fertilidade da terra africana. JOTA, nessa referência, cria uma ligação incontornável entre os povos quilombolas, as periferias urbanas e os movimentos globais de libertação. 

Serviço
Exposição “Amor Ódio” – JOTA
MT Projetos de Arte Travessa do comércio, 22 – Arco dos Teles – Centro
A partir de 9 de setembro – De terça a Sábado 
Entrada gratuita  

O espaço ficará aberto para visitação de terça a sábado. No dia 12 de setembro, a programação especial inclui um baile que tomará conta do edifício em celebração à abertura da mostra, que seguirá em cartaz por 40 dias.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -