- Publicidade -

Luciana Rique abre seu ateliê antes e durante a ArtRio

Publicado em:

Luciana Rique abre seu ateliê entre os dias 8 e 13 de setembro, período que antecede e compreende a ArtRio, com cerca de 32 obras, incluindo dípticos e polípticos. São trabalhos que já compuseram duas mostras da artista: “Entreato”, exibida em 2023, e “Sólido Volátil”, em 2024. Além desses trabalhos, a artista vai apresentar, ainda, seis obras inéditas que são parte dos estudos para uma possível próxima exposição. 

“Os estudos fazem parte do processo criativo de ambas exposições, que acabaram não sendo expostas. Os estudos me remetem a outras galáxias, outras vidas, afterlife, esse lugar que não conhecemos, uma viagem cósmica. É minha busca pelo não-sabido e simboliza esse lugar para onde eu gostaria de escapar, esse lugar inalcançável, essa utopia. São ilusões que vou criando com minha câmera”, conta a artista acerca de suas inspirações.

Ao deparar-se com tais obras, o espectador, mesmo aquele que não visitou nenhuma das mostras, vai perceber a intensa conexão que há ali. Em Entreato, todas as obras foram apresentadas na técnica ‘dye sublimation’ que, nada mais é a sublimação que marca a passagem do sólido para o vapor, para o sólido. “Isso em si é um Sólido Volátil, a sublimação é isso”, aponta Luciana.

Contudo, é importante ressaltar que ambas as mostras marcam a passagem de um tempo para outro. “‘Entreato’, está entre uma coisa e outra, estamos numa fresta e não num lugar dado. Em ‘Sólido Volátil’, estamos num instante que está por escapar, difícil de ser pego.” A artista explica que se trata de percepções e descobertas: “é sobre ver algo além do que é. É a transcendência da matéria, uma metáfora para a transformação contínua que é a nossa vida, pois estamos sempre construindo, desconstruindo, reconstruindo, ressignificando.”

Na obra “Untitled 29”, a obra sai do plano bidimensional para o plano tridimensional. A artista cria ilusões especulares utilizando outros materiais como fórmica, vidro jateado, recortes em vidros e riscos em vidro: um labirinto para o olhar. Nela, um recorte de chapa de alumínio aplicado na lateral parece criar uma sombra no que já é uma fotografia, criando sobreposições e sombras. São jogos de luz e sombra que manifestam a volatilidade e a vulnerabilidade da obra, transformando a fotografia em um objeto. Luzes incidentais moldam a percepção e transcendem o que é comum ao olhar, transmitindo a ideia de investigação e de busca. 

Serviço: Período expositivo: de 8 a 13 de setembro – das 15h às 20h/ Ateliê aberto Local: Rua General Artigas, 340/301 – Leblon / Horário de visitação com agendamento através do e-mail: contato@lucianarique.com ou +55 21 98160-0323

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -