- Publicidade -

“Transformai as velhas formas do viver” chega à Casa Museu Eva Klabin

Publicado em:

A exposição “Transformai as velhas formas do viver” chega à Casa Museu Eva Klabin, propondo um percurso que atravessa diferentes temporalidades e linguagens artísticas. Reunindo obras de Claudia Andujar, Aline Motta e vasos rituais da Coleção Eva Klabin, a exposição tem curadoria de Camilla Rocha Campos.

A proposta de “Transformai as velhas formas do viver” é apresentar imagens, formas e narrativas como testemunhos vivos, capazes de desenterrar silêncios, ruínas e memórias.

“‘Transformai as velhas formas do viver’ é uma arqueologia do presente que conecta a antiguidade egípcia à contemporaneidade dos povos yanomami, revelando afinidades nos gestos, ritos e linguagens que atravessam o tempo. A mostra propõe um olhar que se descola da hegemonia ocidental e se inscreve no presente nas temporalidades insurgentes, ativando o poder da arte como evidência e como prática de resistência”, afirma a curadora Camilla Rocha Campos.

O percurso expositivo apresenta obras que expandem as noções de memória e testemunho. As fotografias de Claudia Andujar, realizadas junto aos povos amazônicos, não apenas documentam, mas se tornam vestígios de convivência, escuta radical e reconfiguração de linguagem. Já Aline Motta trabalha com memória, território e ancestralidade em narrativas onde passado e futuro são indissociáveis do tempo presente.

Ambos os trabalhos se aproximam de uma arquitetura forense, onde o sensível se converte em documento vivo. Ao lado dos vasos rituais da coleção, fotografias, instalações e desenhos constituem uma trama de registros éticos, poéticos e materiais que articulam diferentes tempos. As peças funcionam como expressões de uma arqueologia do presente capaz de desenterrar aquilo que foi silenciado ou transformado em ruína. Assim, “Transformai as velhas formas do viver” convida o público a experienciar a arte como gesto de reconstrução e testemunho, em diálogo entre mundos e épocas.

SERVIÇO:
Visitação: 
De 10 de setembro a 14 de dezembro – Quarta a domingo, das 14h às 18h
Local: 
Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, nº 2480 – Lagoa Rodrigo de Freitas)
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -