- Publicidade -

Amalia Giacomini expõe na Maneco Müller : Multiplo Galeria

Publicado em:

A Maneco Müller : Multiplo Galeria, no Leblon, inaugura exposição individual de Amalia Giacomini, nova artista representada pela casa. A mostra “Linha, peso mínimo” apresenta pela primeira vez no Rio trabalhos de uma série que vem sendo desenvolvida pela artista desde 2024, num diálogo entre a geometria abstrata e física. São oito obras, entre esculturas e objetos instalativos, elaboradas com correntes finas de metal e criadas especialmente para a exibição.

“Linha, peso mínimo” traz trabalhos inéditos da série Flutuações, ainda não apresentada ao público carioca. Num sofisticado jogo entre peso e leveza, inércia e movimento, nas esculturas e objetos instalativos de Amalia Giacomini finas correntes milimetricamente perfiladas pendem do teto, das paredes, de suportes, traçando curvas no ar e formando desenhos, ora planos, ora tridimensionais. Nos trabalhos, a artista investiga a geometria das catenárias, curva em forma de U, formada por uma corrente flexível, suspensa apenas pelas extremidades, submetida à força da gravidade. Na pesquisa dela, a catenária surge tanto como fenômeno físico quanto poético, dando corpo ao invisível e levando volume ao vazio. As obras de Amalia Giacomini dialogam com o local da instalação, criando e recriando formas por meio da geometria e do elemento surpresa. “Escapando dos rigores da lógica e das fórmulas matemáticas, num diálogo delicado entre peso e leveza, as obras de Amalia transformam linha em poesia”, diz Maneco Müller, sócio da galeria.

No trabalho da artista há um encontro entre a geometria formal — que desenha, mede, estrutura — e a geometria física, aquela que se manifesta nas forças, no movimento, na ação contínua do mundo sobre a matéria. As correntes finas — pesadas, mas delicadas — não são apenas linhas: são corpos que respondem a tensões provocadas. Cada curva é resultado direto da gravidade, cada suspensão carrega em si o peso que a desenha. “Meus trabalhos são como desenhos no espaço, lidam com uma certa volumetria que se estabelece no vazio. O vazio tem tanto peso e presença quanto o espaço ocupado”, diz a artista, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. “Essa é a primeira individual de Amalia Giacomini na galeria. Há anos acompanhamos de perto sua trajetória e somos surpreendidos pela força de suas criações. Estamos muito honrados de passar a representá-la no Rio”, finaliza Stella Ramos, sócia da galeria.

SERVIÇO: 2 de outubro até 29 de novembro de 2025
Local: Maneco Müller : Multiplo Galeria
End: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -