- Publicidade -

“Aniversário Guanabara” imagina a última edição desse grande evento diante de um futuro distópico de escassez e fome

Publicado em:

E se o último Aniversário Guanabara acontecesse em meio a uma realidade distópica, devastada pelo aquecimento global e marcada pela fome? Essa é a provocação central do espetáculo homônimo. Com linguagem acessível, “Aniversário Guanabara” traz humor, denúncia e poesia para falar de crise climática, justiça ambiental e desigualdades sociais, partindo de um dos eventos mais emblemáticos do cotidiano carioca.

“Aniversário Guanabara” é o primeiro texto autoral do Renca Coletivo de Teatro e já percorreu festivais no estado do Rio de Janeiro, conquistando público e crítica com sua linguagem bem-humorada e reflexiva. Recentemente, o espetáculo foi consagrado pelo júri popular como grande vencedor da Mostra Cenas Curtas da 18ª edição do Niterói em Cena. Em pouco tempo, a montagem já se destaca no cenário teatral do estado, acumulando tambémindicações nas categorias Melhor Direção, Prêmio Especial e Júri Popular no Festival Os Ciclomáticos.

Ao imaginar um Rio de Janeiro devastado pelo aquecimento global e marcado pela fome, o espetáculo evidencia como as desigualdades atingem, de forma mais dura, as populações periféricas. Mateus Amorim, ator e um dos criadores do coletivo, destaca: “As regiões periféricas são as que mais sofrem os impactos da crise climática e por isso são aquelas que mais sentem sua urgência, mesmo que, por vezes, não compreendam os motivos e as soluções.”

E assim “Aniversário Guanabara” nasce da necessidade do coletivo em debater ecologia de forma popular, o que é uma questão definitivamente urgente. “Falar de aquecimento global e suas consequências é contribuir para uma reflexão que é antes de tudo social”, comenta o diretor Reinaldo Dutra.

“Aniversário Guanabara” busca não apenas discutir os desafios socioambientais contemporâneos, mas também apresentar possibilidades de um futuro melhor através de uma narrativa que dialogue com a realidade da população fluminense. 

SERVIÇO:

Local: IAPI da Penha – Zona Norte
Data: 11/10 (sábado)
Horário: 16h

Local: Praça da Merck – Zona Oeste
Data: 18/10 (sábado)
Horário: 16h

Local: Largo do Machado – Zona Sul
Data: 25/10 (sábado)
Horário: 15h

Ingresso: Gratuito
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -