- Publicidade -

“Cabeça de Porco – Retratos de um Território” no Teatro Correios Léa Garcia

Publicado em:

O Grupo Código, referência cultural de Japeri, comemora duas décadas de trajetória com a estreia de seu 13º espetáculo, “Cabeça de Porco – Retratos de um Território”, escrito e dirigido por Juliana França. Após circular pela Baixada, a montagem chega agora ao Rio de Janeiro, no Teatro Correios Léa Garcia, ampliando o alcance de sua proposta de ressignificar a imagem das periferias a partir de suas próprias vozes.

No palco, seis atrizes e atores japerienses mergulham na expressão popular “cabeça de porco” para refletir sobre precarização sistêmica e os estigmas que marcam territórios periféricos. O título faz referência tanto ao famoso cortiço carioca demolido em 1893 quanto à crença da “cabeça de porco enterrada”, ressignificando essas imagens em uma dramaturgia que propõe um olhar poético, político e afetivo sobre a Baixada Fluminense.

Construído em diálogo com a dramaturga Cecília Ripoll, o espetáculo articula múltiplas linguagens cênicas, entrelaçando passado, presente e futuro com inspiração em Leda Maria Martins e no Sistema Coringa de Augusto Boal. Mais do que denunciar desigualdades, a montagem afirma a Baixada como espaço de afeto, partilha, resistência e preservação de tradições africanas, indígenas, nordestinas e mineiras.

A produção reúne nomes como Camila Rocha (direção de movimento), Bruno W. Medsta (direção musical) e Higor Nery (direção de arte), além da produção de Júnior Oliveira, compondo uma equipe reconhecida em suas áreas.

Serviço: Data: 02 a 11 de outubro ( quinta,sexta e sábado)
Local: Teatro Correios Léa Garcia – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro,

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -