- Publicidade -

Casa Firjan provoca o público a “ouvir o futuro” em obra de Craca

Publicado em:

O artista visual, músico e produtor Craca montou sua mais nova e ambiciosa criação sonora: “Saipotu Socipotu”, instalação inédita lançada pela Casa Firjan, que estreia no Festival Futuros Possíveis 2025, correalização com o Festival Novas Frequências e curadoria de Chico Dub e o time Casa Aberta, da Firjan. A obra abre ao público no dia 23 de outubro, data de início do festival, e permanece em exibição até 7 de dezembro, em três ambientes, sendo dois deles temporários e um permanente no jardim, transformado em campo de ressonância e reflexão.

O título é um anagrama de “utopias” e “utópicos”, e dá pistas do que o visitante encontrará: um convite à escuta em tempos de saturação visual e hiperconectividade. Cornetas acústicas, tubos de cobre e PVC, vasos de barro, drivers de som e players digitais compõem um organismo sonoro de múltiplas vozes e respiros. Desses instrumentos emergem fragmentos de autores, pensadores e poetas que vão de Clarice Lispector a Mia Couto, de Paulo Freire a Margaret Atwood, de Walter Benjamin a Txai Suruí, mesclados a depoimentos inéditos de artistas como Eugênio Lima, Ana Ximenes, Day Rodrigues e do próprio Craca.

Cada áudio, gravado e reeditado por Sandra-X e Craca, propõe ao público um exercício de escuta ativa, gesto raro numa era em que “todos falam, mas poucos realmente escutam”. A instalação integra o eixo conceitual do Festival Futuros Possíveis, que neste ano adota o tema “Reencantar o Futuro”, buscando imaginar cenários positivos em que a tecnologia amplie e não limite o potencial humano.

“O fundamental e o útil da utopia que ela é inalcançável que ela seja inalcançável. Assim como também fundamental na escuta é a relação com essa coisa intangível da matéria som. Acho que essa semelhança de materiais revela que a utopia e a escuta têm como que um gene em comum uma origem em comum uma mecânica em comum. E acho que é mais ou menos o que está sendo dito quando Shakespeare diz que somos feitos na mesma matéria que os sonhos. Assim como a gente não segura um som com as mãos, também a gente não concretiza como utopia. Utopia só existe construída com imagens dentro da nossa cabeça. A utopia só existe imaginada”,  define Craca sobre o poder da escuta e construir futuros. 

Serviço
Instalação “Saipotu Socipotu” (2025), de Craca
Curadoria: Chico Dub e Casa Firjan
De 23 de outubro a 7 de dezembro | Terça a domingo, 9h às 18h30
Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
futurospossiveis.casafirjan.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -