- Publicidade -

“Desertores” faz sessões gratuitas no Teatro Vianinha

Publicado em:

“Desertores” é um experimento cênico livremente inspirado na obra inacabada “O Declínio do egoísta Johann Fatzer”, de Bertolt Brecht, reunião de cenas, poemas e apontamentos teóricos que o autor alemão produziu durante o período de 1926 a 1930.

Nesta obra monumental, Brecht reflete dialeticamente sobre a catástrofe da Primeira Grande Guerra, como também sobre o impasse dos movimentos sociais revolucionários e o prenúncio do Nazismo. O conjunto de fragmentos é organizado em cinco fases de trabalho denominadas “Fatzer Documento”, acrescidas de um conjunto de notas teóricas a que Brecht nomeou “Fatzer Comentário” e que constitui uma espécie de programa para um “teatro didático-político-poético”.

De todo o material produzido, Brecht chegou a publicar em vida o fragmento que corresponde à quinta fase do trabalho, no primeiro caderno dos Versuche (Tentativas). O restante do material somente veio a público a partir das décadas de 1970 e 80. A dramaturgia de “Desertores”  parte da tradução, na íntegra, do “Complexo Fatzer”, realizada por Pedro Mantovani.

A história narra a trajetória de quatro soldados que, após a sangrenta Batalha de Verdun, abandonam seu tanque de guerra e decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade em Mülheim, bairro fabril na Alemanha, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. Apesar das dificuldades, os clandestinos lutam para conseguir comida e pactuam nunca se separar. Os desertores têm a esperança de que uma ação coletiva consiga pôr fim à guerra. Eles acreditam poder tomar parte na desejada revolução.

A montagem lança um olhar crítico sobre os impasses da atualidade, marcada pelo avanço mundial dos extremismos patrocinados por uma classe predatória, que se utiliza do medo coletivo para avançar contra as liberdades democráticas e as conquistas sociais já em vias de destruição.

Serviço Quando: Sexta, sábado, domingo e segunda, dias 31 de outubro, 1, 2 (com intérprete de libras) e 3 de novembro / Horário: Às 20h (a casa abre às 18h30, e não é permitido entrar após o início do espetáculo) / Local : Teatro Vianinha, Armazém da Utopia (Cais do Porto, Armazém 6) / Classificação indicativa: 16 anos / Ingressos gratuitos sujeito à lotação de 120 lugares É possível retirar ingressos pelo Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -