- Publicidade -

“Ensaio sobre minha avó” é um rito cênico sobre o poder da memória

Publicado em:

“Ensaio sobre minha avó” é um espetáculo teatral que ensaia a possibilidade de um encontro com a avó que ela nunca conheceu. A partir de uma dramaturgia autobiográfica e de uma poética de terreiro, a artista transforma o palco em um espaço de cura, reencontro e reconstrução de memórias.

Inspirada na cosmologia Bakongo e no cosmograma Dikenga, a trama recria em cena novas possibilidades de encontros com suas avós, Élia e Maria Inês. Ao revisitar essas memórias, o espetáculo propõe a subversão do apagamento familiar, um fenômeno que atravessa gerações de famílias pobres no Brasil, e convida o público a reconstruir, através da arte, uma árvore genealógica apagada pelo tempo. Mais do que uma história pessoal, “Ensaio sobre minha avó” é um retrato coletivo das vivências de mulheres negras que enfrentam o apagamento histórico e social de suas raízes. 

Entre canções, rezas e lembranças, a atriz dá corpo e voz às suas avós, mulheres de diferentes tempos que, mesmo ausentes, habitam sua carne e seu imaginário. Sob a direção de Madson Vilela, o trabalho propõe um teatro-terreiro onde vida e morte dançam juntas: um espaço de afeto, despedida e recomeço.

“Ensaio sobre minha avó” é um rito cênico sobre o poder da memória, o legado das mulheres negras e a urgência de olhar para trás como gesto de futuro. Um Ebó, um pedido de desculpas e uma declaração de amor.  

Serviço: De 29 à 31 de Outubro às 19h, no Teatro Gonzaguinha ( Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro) / Ingressos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -