- Publicidade -

Festival do Rio 2025 traz programação para todos os gostos

Publicado em:

Hoje é dada a largada para a maratona de cinema do Festival do Rio 2025, que vai até o dia 12 de outubro com uma programação para atender a todos os gostos. Serão cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo.

Aliás, neste ano, a Première Brasil reúne o maior número de produções audiovisuais de sua história. Serão 125 títulos, espalhados entre longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados. Um volume que expressa a potência do cinema nacional no ano em que foi destaque no Oscar e em festivais mundo afora. O festival também terá novos prêmios: o de Melhor Figurino na competição oficial e a volta do prêmio do público para Melhor Filme e Melhor Documentário, ambos na competição oficial, e Melhor Filme na Novos Rumos

A seleção internacional espraia-se pelas mostras Panorama Mundial, Expectativa 2025, Première Latina, Midnight Movies e Itinerários Únicos. A Temporada França-Brasil trará convidadas ilustres, capitaneadas pela atriz Juliette Binoche, que exibirá no Festival pela primeira vez no Brasil o seu filme de estreia como diretora: In-I in Motion. 

A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde  virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco. A gigante do cinema argentino Dolores Fonzi também virá ao Festival do Rio para apresentar Belén, filme que representa a Argentina no Oscar 2025. Representando o Chile no Oscar, com o filme O Misterioso Olhar do Flamingo, o diretor Diego Cèspedes e a atriz Paula Dinamarca, o, também estarão presentes.O Festival ainda contará com o diretor israelita Nadav Lapid, que exibe seu longa Yes, e com Pedro Pinho, cineasta português de O Riso e a Faca, filme selecionado para representar Portugal no Oscar, além de muitos outros convidados internacionais.

A partir de hoje, dia 02 de outubro, o público já tem à disposição sessões de filmes espalhadas por toda a cidade – antes mesmo da Gala de Abertura que acontece esta noite no tradicional Cine Odeon, na Cinelândia. O longa-metragem Depois da Caçada (After The Hunt), de Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. O filme será apresentado ao público no Festival do Rio logo após a sua première mundial no Festival de Veneza, neste mês de agosto, e a sua passagem pelo Festival de Nova York, onde o filme também foi selecionado para abrir a edição deste ano. 

Os ingressos individuais estão disponíveis para compra, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes. E toda programação pode ser conferida no site do festival.

Serão um total de 22 salas de cinema do circuito comercial: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker – Casas Casadas e o tradicional Odeon. Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,o CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.

Esta edição dá ainda um destaque especial à COP 30, trazendo para o Festival do Rio uma seleção expressiva de filmes sobre futuros possíveis, além de diversas mesas de debates – com convidados nacionais e internacionais – onde questões de desenvolvimento sustentável, justiça climática e preservação ambiental serão o centro das discussões

Além disso, a programação do Festival traz o Especial COP30: Futuros Possíveis, com o apoio da Ford Foundation. O selo “Especial COP30” também estará presente em outras mostras já tradicionais da programação do Festival do Rio com atividades, exibições e debates no Programa Geração, mostra ExpectativaPremière Brasil – Estado das Coisas Especial COP30, entre outras, ampliando a pauta ambiental e sua visibilidade dentro do Festival.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -