- Publicidade -

“Hip-Hop Blues – Espólio das Águas” no Sesc Copacabana

Publicado em:

Em 2022, atravessados e tocados pelas consequências devastadoras causadas pela pandemia e pelo momento político crucial que o país atravessava, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos estreou “Hip-Hop Blues – Espólio das Águas“, 18º espetáculo de seu repertório.

Nascida de um processo pós-pandêmico em diálogo com a pesquisa continuada do coletivo, a peça teve o texto “Os Sete Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses“, de Bertold Brecht, como uma espécie de disparador para sua criação, afunilou a cena no exercício do depoimento.

Conforme o processo foi avançando a obra tomou outros rumos, mas manteve alguns elementos presentes nesse texto, reorganizados em outro contexto. O rio Mississipi por exemplo, presente na obra de Brecht como percurso, é transposto para os rios soterrados da cidade de São Paulo que, transbordantes em dias de chuva, levantam memórias que vêm à superfície e afloram conflitos. Atores e atrizes, personagens em Brecht, aqui também protagonizam, repensando a função da cena e o lugar da representação. Num jogo cênico que fricciona depoimento e ficção, o centro da ágora é invadido por narrativas e ancestralidades que revelam e contrapõem o racismo, a moralidade, a LGBTQIAPN+fobia, a intolerância, a supremacia branca e patriarcal e seus inúmeros braços estruturais. 

Tangenciando toda a narrativa surgem algumas perguntas trazidas pelas águas: O que fica em nós? O que lembramos em momentos cruciais da nossa existência e em relação ao tempo histórico em que vivemos? Os rios subiram, transbordaram, desceram e deixaram como espólio memórias d’água. Essas memórias úmidas são a matéria prima com a qual o espetáculo foi sendo entretecido.

“O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, como apresenta o nome, trabalha a partir desse exercício estruturante, e foi a partir de relatos coletados em sala de ensaio, em contracena com as memórias individuais dos artistas envolvidos na criação, que se configurou este espetáculo-mosaico. Uma grande teia de recortes organizados em uma linha narrativa; uma dramaturgia cênica, que entrelaça música ao vivo, coreografia, luz e vídeo-grafia para dar corpo às histórias evocadas no campo da memória”, apresenta Claudia Schapira, uma das fundadoras do coletivo, que também está em cena.

A música exerce papel central na peçaconfluindo grande parte dos textos. Por outro lado, o blues, para além de um estilo musical, é apresentado no espetáculo como uma visão de mundo, como forma de resistência e de protesto, como território e ágora capaz de abrigar todas as diásporas, todos os levantes, e de dar contorno ao momento desafiador que atravessa a humanidade. Aqui o blues se apresenta como uma metáfora, como personagem, lançando mão do ritmo e da poesia, espécie de rezo, como se fosse lamento, também reivindicação e luta, sem abrir mão do poder transformador da celebração. 

“Hip-Hop Blues – Espólio das Águas” é, portanto, um espetáculo diferenciado dentro do repertório do grupo. Ele apresenta uma faceta mais processual e performática da linguagem, que procura elaborar cenicamente os confrontos com a palavra, a forma, a representação, a linguagem, dentre outras questões que nos desafiam neste momento histórico. De todos os trabalhos, é o que mais se configura como um livro de folhas soltas, que podem ser reorganizadas a cada nova temporada em relação ao tempo que lhe cabe viver. “Esse quarto de século de intenso trabalho originou não só uma cartografia que mescla linguagem e trajetória do grupo, mas também reflexões e um importante olhar para o futuro na formação de novos imaginários”, encerra Eugênio Lima.

SERVIÇO Temporada: 23 de outubro a 16 de novembro de 2025 / Horário: Quinta-feira a domingo, às 20h30 / Local: Mezanino do Sesc Copacabana Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana / Classificação Indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -