- Publicidade -

“Cabeça de Porco – Retratos de um Território” no Teatro Ruth de Souza

Publicado em:

O Grupo Código, referência cultural de Japeri, comemora 20 anos de trajetória com o espetáculo “Cabeça de Porco – Retratos de um Território”, escrito e dirigido por Juliana França. Após circular pela Baixada Fluminense, a montagem chega agora ao Rio de Janeiro no Teatro Ruth de Souza.

A peça mergulha nas histórias, memórias e afetos que constroem o cotidiano das periferias, abordando temas como amizade, pertencimento, resistência e diversidade. No palco, seis atrizes e atores japerienses exploram a expressão popular “cabeça de porco” para refletir sobre a precarização sistêmica e os estigmas que marcam territórios periféricos. O título remete tanto ao famoso cortiço carioca demolido em 1893 quanto à crença da “cabeça de porco enterrada”, ressignificando essas imagens em uma dramaturgia que propõe um olhar poético, político e afetivo sobre a Baixada Fluminense.

Construído em diálogo com a dramaturga Cecília Ripoll, o espetáculo articula múltiplas linguagens cênicas, entrelaçando passado, presente e futuro, com inspiração em Leda Maria Martins e no Sistema Coringa, de Augusto Boal. Mais do que denunciar desigualdades, a montagem afirma a Baixada como espaço de afeto, partilha, resistência e preservação de tradições africanas, indígenas, nordestinas e mineiras.

Serviço 15 e 16 de novembro (sábado e domingo) / Teatro Ruth de Souza – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -