- Publicidade -

“Cinderela Negra, um sonho que vai começar” no Teatro Miguel Falabella

Publicado em:

Elogiado pelo público em recente temporada no Rio, no Cine Teatro Barra Point Shopping, e em apresentações em Niterói, em Duque de Caxias e na Expo Favela Rio 2025, o musical infantil “Cinderela Negra, um sonho que vai começar”, formado por um elenco de atores negros, sobe ao palco do Teatro Miguel Falabella.

Essa será a primeira vez da montagem num teatro da Zona Norte da cidade. Nessa história, o clássico ganha uma versão totalmente repaginada, tendo como fio condutor a cultura africana e, claro, com tempero brasileiro. De autoria da premiada Rô Sant’Anna, esta nova adaptação – inspirada na versão francesa do escritor Charles Perrault, publicada em 1697, e que, posteriormente, ganhou uma outra roupagem na animação da Disney – apresenta, em sua essência, a história já conhecida por todos nós, mas sob uma nova ótica.

“‘Cinderela’ fala de sonhos, superação, transformação, traz temas universais que atravessam gerações, mas, acima de tudo, eu quis dar uma nova vida a essa história, trazendo representatividade, ancestralidade e, principalmente, brasilidade. A minha inspiração veio da vontade de ver as nossas crianças negras se reconhecendo em contos de fadas como protagonistas que tenham os seus traços, as suas raízes. Quero que se emocionem, divirtam-se e que se empoderem”, diz Rô, que assina a direção do espetáculo e compôs as músicas.

Em meio a novas tecnologias, figurino impecável, animações projetadas em telão e músicas cantadas ao vivo pelo elenco, o público irá se surpreender com as novidades em cena. Entre elas, a substituição da Fada Madrinha, que, aqui, será representada pela Orixá Obá. “Obá é a força ancestral feminina que eu trouxe para o centro da narrativa. Ao invés da fada tradicional, temos uma Orixá guerreira, que representa coragem, sabedoria, liderança. Ela não apenas ajuda a Cinderela, ela inspira Cinderela a se descobrir e a vencer por si mesma. É uma figura que carrega esse poder espiritual, mas também uma conexão com o feminino. E ela trabalha a dignidade feminina e, claro, a cultura afro-brasileira”, explica a autora, que ainda interpreta a madrasta Mama.

Nessa trama, Cinderela vive numa pequena vila em Angola, com a sua madrasta Mama e as filhas Kalima e Luena. Ela trabalha dia e noite, mas, apesar das dificuldades e injustiças, mantém um espírito forte e espera por dias melhores. Até que algo extraordinário acontece: ela conhece Zulu, um jovem nobre que desperta nela um grande amor. No entanto, o caminho para a felicidade terá muitos obstáculos. Mas, com a ajuda de seu amigo Bunga e a bênção especial de sua protetora, que nessa narrativa, não será a Fada Madrinha, e, sim, Obá, uma orixá, Cinderela embarca em uma jornada de superação, amor e autodescoberta. Tudo embalado por uma trilha animadíssima, passeando pelo samba, afrobeat, forró, kuduro, marimba, entre outros gêneros.

Serviço: Dias 22 e 23 de novembro. / Sábado e domingo, às 17h. / Teatro Miguel Falabella (Norte Shopping) – v. Dom Hélder Câmara 5.474, Cachambi / Ingressos https://bileto.sympla.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -