- Publicidade -

Janela Livraria chega a Laranjeiras

Publicado em:

Em novembro de 2025, a Janela Livraria inaugura sua terceira loja no Rio de Janeiro, desta vez no coração de Laranjeiras, uma livraria que nasce com a vocação de ser vizinha: aberta à convivência, aos encontros e ao espírito de bairro.

A escolha do bairro não é acaso: Laranjeiras é território de memória, arte e tradição, um lugar onde Machado de Assis caminhou, onde o chorinho ecoa aos sábados na feira da Glicério, e a cena cultural se renova com iniciativas como a reforma do Mercadinho São José, o CineCarioca José Wilker nas Casas Casadas, e os vizinhos Casa 11, Jacaré, Café Maya e Esperança Eco, que batizou a caipirinha da casa de Janela Verde..

Idealizada pelas sócias da Janela Livraria, Antonia Moura, Leticia Bosisio, Martha Ribas e Renata Maciel, a nova loja chega ao bairro no mesmo ano em que a livraria comemora cinco anos de história. Aliás, o endereço não poderia ser mais simbólico: na Rua Professor Ortiz Monteiro, nº 15, Loja A, na esquina da General Glicério, em um pavimento único de 100 m2, voltado diretamente para a calçada, onde a vida comum acontece, com o vai e vem das pessoas e os encontros casuais.

“Laranjeiras é um bairro literário por natureza, que respira história e cultura, e onde encontramos nossa nova casa. A livraria fica na rua da feira, onde o cheiro de fruta fresca divide espaço com o som do chorinho e o espaço comunitário pulsante. A Janela Laranjeiras não surgiu apenas de uma oportunidade comercial, mas de um chamado coletivo, da vontade de um lugar onde os livros voltassem a ser protagonistas do cotidiano.”, afirmam as sócias.

A inauguração será no sábado, dia 15 de novembro, com um dia inteiro de festa, começando a partir das 11h e indo até depois do pôr do sol, com uma roda de samba no restaurante Esperança Eco, comandada por Pedro Paulo Malta. Para dar início às comemorações, Joana Cabral promove atividades infantis e contação de histórias para crianças. 

Na sequência, o brinde de boas-vindas oficializa a inauguração da Janela Laranjeiras. O grande momento acontece às 18h: Gregório Duvivier e Marcelo Moutinho, com mediação de Cláudia Lamego, participam da mesa de abertura inspirada no tema “O céu da língua e o chão da cidade”.  

O convite para a nova loja surgiu de forma orgânica: Ricardo Linck, dono do vizinho Café Maya, contou à consultora da Janelinha, Carolina Sanches, sobre um ponto disponível no térreo de um prédio antigo, uma charmosa esquina com janelas amplas e alma de livraria. A proprietária do imóvel, que já conhecia a Janela, se emocionou com a proposta, e as conversas avançaram com entusiasmo coletivo.

“Laranjeiras é a cara do Rio antigo em renovação. Tem história, gente na rua, vida de bairro e respira cultura. É tudo o que mais importa para a Janela. Quando surgiu a oportunidade de abrir nossa terceira loja no bairro, não tivemos dúvidas — Laranjeiras tem tudo a ver com a Janela”, finalizam as sócias.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -