- Publicidade -

Maria Eugênia Tita marca presença no projeto Em Boa Companhia

Publicado em:

Multiartista, a paulista Maria Eugênia Tita marca presença no projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto. Ela participa com dois espetáculos: “Cabeção pelo mundo” e “Pássará”, apresentados nos dias 21, 22 e 23 de novembro, de sexta a domingo, às 11h e às 15h, respectivamente. O primeiro é uma intervenção cênica e será itinerante, pelo Armazém da Utopia e seu entorno; já “Passará” acontecerá na Sala Sérgio Britto. No dia 20 de novembro, quinta-feira, das 14h às 16h, a artista promove uma oficina para atores e bailarinos. Todas as atividades são gratuitas.

Na oficina “Danças Brasileiras”, o participante é convidado a ampliar seu repertório corporal e desenvolver elementos fundamentais à cena, como escuta, criatividade e atenção. Para isso, são utilizados jogos, brincadeiras e elementos técnicos corporais. 

“Cabeção pelo mundo” é uma performance criada em 2005 para o espetáculo “Nove de Fevereiro”, de Antônio Nóbrega, que celebra o centenário do frevo. Desde o ano 2000, Maria Eugênia Tita, filha de Nóbrega, manipula bonecos de formato semelhante. Com a boa acolhida do público, a intervenção saiu pelo mundo e se tornou uma performance solo. Sua descendência é internacional, com familiares do Congo à Hungria. No Brasil, a idealização foi de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, inspirada na tradição “Cabeçudos”, da cidade de Santo Antônio de Odivelas, Pará.

Em “Pássará”, ao lado da cantora e instrumentista Cimara Fróis, Tita convida o público a planar junto sobre o tema da maternidade. Com leveza e bom humor, o espetáculo mescla danças poéticas, números mascarados e musicais criados a partir de trocas com as pessoas que se aninham junto e, se quiserem, colocam suas asinhas de fora. E aos que estranham o nome do espetáculo, a dançarina explica:

– “Pássará” é com dois acentos, para acentuar que ora somos bicho e que as horas são ligeiras. Como em um bater de asas, vamos do ovo ao voo em bando. 

No interesse de que o tema da maternidade transborde ao espectador, a encenação tem como premissa confortar e acolher as pessoas. Para tanto, o público é recebido com chás e mantinhas em um ambiente receptivo a crianças de todas as idades. Nas palavras de Maria Eugênia, o espetáculo intenta “ninar as mães, pois os primeiros anos da criança são bastantes desgastantes para elas, e como o mundo atual não está dos mais leves, o espetáculo busca ser um momento de leveza, um momento para rir, brincar e trocar de forma poética sobre algo tão intenso e profundo.”

Como de costume em suas atividades que vão além da dança, Tita reúne outras linguagens artísticas. Nessa obra, além da teatralidade, do uso das máscaras e instrumentos, a improvisação ocupa boa parte das cenas, contando com a participação dos espectadores, adultos e crianças, de forma fluida e espontânea, ora respondendo, ora “gracitando” e ora contemplando as cenas criadas inspiradas dessas trocas.

O espetáculo chega ao Rio de Janeiro como parte do projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto, que recebe coletivos e artistas visitantes em sua sede.

SERVIÇO: 21, 22 e 23 de novembro de 2025 – sexta, sábado e domingo / Armazém da Utopia – Armazém 6 do Cais do Porto.

CABEÇÃO – 11h, itinerante, com saída do Armazém da Utopia

PÁSSARÁ – 15h, Sala Sérgio Britto

Oficina DANÇAS BRASILEIRAS – dia 20/11 – das 14h às 17h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -