- Publicidade -

 Mostra Cultural Consciência Negra 2025 no CCJF

Publicado em:

Em novembro, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) realiza a Mostra Cultural Consciência Negra 2025, iniciativa que propõe um mergulho nas múltiplas dimensões da experiência negra no Brasil, destacando e valorizando sua produção artística e cultural. O espaço da Justiça Federal, historicamente associado ao poder jurídico e às estruturas de normatização social, transforma-se em palco de escuta, reconhecimento e celebração da ancestralidade afro-brasileira. A iniciativa promove reflexões sobre arte, Judiciário e cultura, ao ressignificar o CCJF não apenas como símbolo de poder institucional, mas também como território do povo: aberto à diversidade, à crítica e à escuta. 

Ao ocupar esse espaço, a mostra afirma a potência da população negra e instaura novas arenas de debate, em que resistência, memória e futuro se entrelaçam em movimento. Com exposições, debates, performances e exibições audiovisuais, o evento se estabelece como um território de memória e de futuro, em que a herança africana se expressa em múltiplas linguagens: música, teatro, cinema, literatura e artes visuais.”A cultura é uma força viva, que atravessa o tempo e transforma a sociedade, trazendo os espaços culturais como agentes dessa mudança. Ao reunir tantas expressões artísticas, o CCJF celebra não apenas a herança do passado, mas também a potência de um futuro que se constrói incessantemente na escuta e na ação coletiva”, enfatiza Maria de Oliveira, diretora da Divisão de Cultura do CCJF.

O conceito parte da ideia de que a Consciência Negra não se limita a uma data, mas constitui um processo contínuo de afirmação e transformação social. No espaço simbólico da Justiça Federal, a mostra se torna um chamado para refletir sobre desigualdades históricas e, ao mesmo tempo, celebrar as conquistas e resistências que moldam a identidade negra no Brasil. Na abertura, dia 1º de novembro, das 16h às 18h, no Teatro do CCJF, acontece a Roda de Conversa – Consciência Negra em Debate mediada por Patrícia Santos, gestora do Coletivo Negro da Justiça Federal. O encontro reúne artistas e produtores para discutir os desafios e conquistas da presença negra na música, literatura, audiovisual, teatro e artes plásticas.

Com Lincoln Oliveira, Alek Lean, Taíla Borges, Débora Ondina, Alcides Sodré, Lucas Popeta, Ana Paula Cruz, Denise Soares e Renato Nogueira. No mesmo dia, às 19h, o Teatro do CCJF recebe o espetáculo “Abdias do Nascimento”, uma obra que revisita a vida e o legado do escritor, senador e fundador do Teatro Experimental do Negro, com os atores Lincoln Oliveira e João Vitor Nascimento, com direção de Paulo Guidelly.

SERVIÇO Datas, horários, locais, classificação indicativa e valores: conforme a programação disponível no site do CCJF / EXPOSIÇÃO Período de visitação: 20/11 a  19/12 (de terça a domingo) / Local: Galeria da Cela do CCJF Local: Centro Cultural Justiça Federal Avenida Rio Branco, 241 – Centro • Rio de Janeiro (há possibilidade de entrada pela Rua México, 57)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -