- Publicidade -

“O que fica?” celebra a importância da linguagem teatral no ambiente escolar

Publicado em:

A sala de teatro de uma escola se transformou no cenário de um bonito processo de criação sobre o tempo, a memória e a importância da linguagem teatral no ambiente escolar. O espetáculo “O que fica?”, que mescla elementos de teatro e documentário, é o desfecho de uma das etapas da pesquisa de mestrado do artista e professor Eduardo Hoffmann, que celebra e revisita uma década de existência da sua Oficina de Teatro, projeto realizado na Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com idealização e direção de Eduardo Hoffmann e dramaturgia coletiva, “O que fica?” apresenta um encontro geracional, reunindo em cena 12 estudantes da escola que participam atualmente da Oficina de Teatro (adolescentes entre 13 e 15 anos), e quatro ex-alunos que participaram da Oficina nos primeiros anos do projeto (hoje adultos entre 24 e 26 anos). O ponto de partida do processo de criação foi uma série de depoimentos em vídeo, realizados com outros ex-estudantes que participaram da Oficina em diferentes períodos entre 2014 e 2024. Nestes depoimentos, as ex-alunas e os ex-alunos revisitam suas vivências com a experiência do teatro na escola. 

A pesquisa de Eduardo, que integra o Programa de Pós-Graduação do Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC) da UniRio, sob orientação de Isabel Penoni (da Cia Marginal), tem caráter prático-teórico, e apresenta como eixo justamente a realização de uma montagem com base no reencontro do professor com alguns de seus antigos estudantes, partindo de três perguntas-chave: “Quem era você naquele período?”, “Quem é você, hoje?” e “O que ficou da experiência com o teatro naquele momento?”.

Inspirados pelos temas trazidos pelos depoimentos, entre os meses de abril e outubro deste ano, Eduardo e o grupo de alunos-atores/alunas-atrizes se encontraram semanalmente para criar coletivamente o que iria se tornar o material levado para as cenas. “O resultado é um espetáculo sensível e potente, que traz à tona as histórias, os percursos e as transformações dos participantes. Além das lembranças das vivências com o teatro na escola, os depoimentos tocaram em temas profundos e surpreendentes das trajetórias individuais dos ex-alunos”, comenta Eduardo.

Em cena, o público irá acompanhar o diálogo entre o passado e o presente, a exposição de elementos do próprio processo criativo do espetáculo e questões que refletem a realidade da comunidade local. “O que fica?” propõe um olhar afetivo para as relações estabelecidas no encontro da arte com a educação, trazendo ao palco 16 jovens e adolescentes que revisitam suas histórias, questionam seus desejos e imaginam futuros possíveis.

A peça será apresentada gratuitamente na UniRio (Sala Paschoal Carlos Magno / Campus Praia Vermelha), dia 17/11, às 19h, e na Arena Carioca Chacrinha (Pedra de Guaratiba), dia 19/11, às 10h30 e 14h30. 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -