- Publicidade -

Livro narra os 15 anos da inspiradora história da Orquestra Maré do Amanhã

Publicado em:

Tudo começou com uma ferida e um desejo: Carlos Eduardo Prazeres decidiu transformar a dor da perda do pai, o maestro Armando Prazeres, sequestrado e morto anos antes, em um gesto de amor e esperança. Armando tinha dedicado a vida a levar música de concerto para lugares onde o som dos violinos raramente chegava. Carlos Eduardo escolheu seguir os passos do pai, mas com uma missão ainda mais ousada: formar uma orquestra dentro da Maré, justamente onde fora encontrado o carro de Armando, após ser assassinado. Nascia, assim, a Orquestra Maré do Amanhã, que está completando 15 anos de uma trajetória surpreendente, narrada pela jornalista Hérica Marmo no livro Concerto para um sonho.

Concerto para um sonho mostra como um projeto social que nasceu para dar oportunidade a crianças e jovens por meio da música se tornou referência no Brasil. A orquestra tocou no Theatro Municipal, no Réveillon de Copacabana, no Rock in Rio e acompanhou a bateria da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí. Até romper fronteiras: subiu ao palco de teatros endários da Europa, fez concertos em cenários improváveis como a Muralha da China e chegou ao Vaticano, onde se apresentou para o Papa Francisco. 

“Acredito na revolução pela música, pela cultura e pela cidadania. Eu não posso mudar a Maré, mas nossos jovens sim. À medida que eles revelam novas possibilidades para as gerações seguintes, a mudança vai sendo feita” diz Carlos Eduardo Prazeres, complementando: 

“Fico imaginando o quanto seria possível alcançar em projetos socioculturais como o nosso com os milhões de reais que já foram gastos em ocupações militares. Nem tudo foi fácil para a orquestra e os jovens da Maré”. 

Durante um ano e meio, Hérica conversou com músicos, professores e artistas envolvidos no projeto desde 2010. Descobriu histórias de superação e inspiradoras, mas também comoventes e dolorosas. O projeto coleciona conquistas, mas em alguns momentos sofreu percalços, que por pouco não o fizeram naufragar.

“Cada capítulo deste livro foi um exercício de escuta e de cuidado, porque a história da Orquestra Maré do Amanhã não é apenas sobre ensaios e concertos. É sobre vidas que foram tocadas por uma nova possibilidade de existir. Acompanhar de perto essa jornada me fez ter a certeza de que a arte é capaz de abrir caminhos e romper barreiras”, disse Hérica.

Com prefácio do jornalista Roberto Irineu Marinho, “Concerto para um Sonho” traz ainda mais de cem fotos da Orquestra desde o seu início em 2010. 

O livro já está em pré-venda na Amazon e chega às livrarias em dezembro, com lançamento simultâneo em e-book. O lançamento será no dia 5 de dezembro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. O livro já está em pré-venda pela Amazon: https://bit.ly/3K6S5RD

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -