- Publicidade -

“Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba” chega ao Rio de Janeiro no Paço Imperial

Publicado em:

Após reunir milhares de visitantes em Salvador, São Paulo e Santos, a exposição “Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba” chega ao Rio de Janeiro no Paço Imperial. A etapa carioca reforça o caráter itinerante do projeto, que vem construindo um diálogo contínuo entre Brasil e Cuba a partir dasancestralidades africanas que moldaram as identidades culturais dos dois países.

 “Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba” reúne 80 obras de 68 artistas e um oceano de histórias entre Brasil e Cuba, entre pinturas, esculturas e instalações que abordam ancestralidade, espiritualidade, cotidiano, celebrações populares e expressões afro-latino-americanas. O conjunto apresenta 23 artistas do Grupo Bayate (Cuba), com obras que tratam da travessia atlântica, das resistências negras e das cosmologias afro-caribenhas e 45 artistas de 10 estados brasileiros, retratando heranças da população afro-brasileira escravizada nas comidas, festas religiosas, rodas de samba, gestos de trabalho e modos de viver preservados ao longo de gerações.

Além disso, a etapa do Rio também ressalta a participação da artista carioca Bebeth, referência na produção contemporânea e figura importante do cenário artístico local. A curadoria é assinada por Odécio Visintin Rossafa Garcia, Oscar D’Ambrósio, Juliana Cândido e Shirlene Pérola Negra, com atuação da equipe técnica executiva responsável pela concepção, montagem e itinerância nacional do projeto.

SERVIÇO: 9 de dezembro de 2025 a 1º de março de 2026 / Local: Paço Imperial / Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro (RJ) Contato: Tel.: (21) 2215-2093 / (21) 2215-2622 Visitação: Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -