- Publicidade -

“Paladar de copas” faz duas apresentações no InCena Produções

Publicado em:

“Paladar de Copas” conta nove histórias sobre o universo feminino de forma sensorial. Idealizado e escrito por Luiza Cesar, texto parte da técnica teatral rasa-box — uma caixa desenhada no chão, subdividida em nove caixas menores, cada uma representando uma emoção — amor, dor, raiva, encantamento, nojo, riso, medo, coragem e unidade, para dar forma teatral ao sentir feminino.

As nove narrativas abordam temas complexos e atuais (como o estupro conjugal e o aborto), além de temas mais leves, como a capacidade de rir de si mesma e resistir às expectativas sociais de perfeição. O espetáculo faz um elo direto com pautas urgentes. No Brasil, meninas vítimas de estupro ainda enfrentam entraves graves para acesso ao aborto legal. Um caso do ano de 2024 no estado de Goiás ilustra o impasse jurídico-institucional: uma menina de 13 anos, grávida após estupro, teve o aborto legal autorizado em caráter de urgência — mas apenas condicionado à preservação da vida fetal, o que prolongou o sofrimento da vítima. Esse cenário de dor, silêncio e exigência social reverbera no espetáculo.

A comoção nacional em torno do caso de Paloma, jovem de 24 anos, que foi encontrada desacordada, levada ao hospital e posteriormente morta após complicações que apontam para um aborto inseguro — evidencia a distância entre a legislação vigente e a realidade enfrentada por mulheres que, por medo, estigma ou ausência de acolhimento institucional, permanecem em absoluto risco. Estima-se que centenas de milhares de mulheres recorrem anualmente a métodos clandestinos para interromper gestações. Paloma poderia ser qualquer uma. E é nesse abismo entre o sentir e o sobreviver que “Paladar de Copas” se insere.

O formato de leitura dramatizada, apresentado como abertura de processo, convida o público a acompanhar o desenvolvimento do projeto e a compartilhar descobertas, inquietações e reflexões emergentes deste território sensorial e feminino. 

A montagem conta com elenco formado por Elizândra Souza, Ingrid Ranieri e a própria Luiza Cesar; direção de Luiza Cesar e Pri Helena; direção de movimento por Paula Lopes e direção musical por Rohl. “Este não é um espetáculo acabado: é um convite para o encontro, para escuta, para sentir junto”, finaliza Luiza Cesar.

Serviço
Data: 6 e 7 de Dezembro (sábado e domingo), às 16h
Local: InCena Produções Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 48, Botafogo
Ingressos: Sympla
Classificação etária
: Livre
Duração: 80 minutos
Instagram do espetáculo: @paladardecopas

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -