- Publicidade -

Segunda edição do I.A.RES – Residências Artísticas Interdisciplinares no Parque Glória Maria

Publicado em:

No dia 6 de dezembro, o Parque Glória Maria, mais conhecido como Parque das Ruínas, recebe a segunda edição do I.A.RES – Residências Artísticas Interdisciplinares. Com curadoria do músico e produtor cultural Rodrigo Girafa, o evento, gratuito, apresenta o resultado de um programa de residências artísticas dedicado à criação de obras interdisciplinares, com ênfase nas linguagens contemporâneas e experimentais da música, dança e performance. 

Nesta edição, seis artistas que priorizam a improvisação como linguagem artística participam do programa. São eles: Ämarcél (performance e voz), Camila Nebbia (saxofone tenor), Lee Hodel (contrabaixo acústico), Rodrigo Girafa (guitarra elétrica), Sérgio Krakowski (pandeiro) e Zozio (bateria).

Abrindo a programação às 15h de sábado, a performer e cantora Ämarcél (alcunha de Marcela Mara), a saxofonista argentina Camila Nebbia e o pandeirista Sérgio Krakowski se reúnem para apresentar uma obra inédita, fruto da residência I.A.RES, em que a performance é o elo que une a exploração sonora da música experimental com o movimento corporal improvisado da dança.

“O I.A.RES é uma residência de criação e produção de obras interdisciplinares que reúne artistas de diferentes localidades e formações artísticas.  O fio condutor é a utilização da improvisação como ferramenta de construção artística. A obra resultante, apresentada ao final da residência, é um fruto da união e da sinergia entre as individualidades e a bagagem cultural dos artistas residentes. A improvisação prioriza a escuta, a percepção e a resposta instantânea aos estímulos, buscando desconstruir convenções artísticas em prol da espontaneidade e da singularidade” explica o curador Rodrigo Girafa, diretor da GRF Produção Cultural.

Em seguida, o Trio Girafa/Hodel/Zozio sobe ao palco para um set em que guitarra elétrica, contrabaixo acústico e bateria exploram novas possibilidades, melodias espontâneas, ritmos e texturas sonoras. Fechando a tarde de sábado, o Panthalassa Ensemble, grupo formado pelos seis músicos residentes, transforma o processo criativo em um produto final único e instintivo que desafia as expectativas sonoras.

“Será uma tarde dedicada à Criatividade e à arte experimental”, adianta Rodrigo Girafa, que explica também a origem do nome do sexteto que encerra a programação. “Panthalassa é o nome dado ao oceano global que circundava a Pangeia, o supercontimente que existiu há aproximadamente 300 milhões de anos quando todos os continentes do planeta estavam unidos”, revela. “O nome reflete um dos princípios por trás desta e de outras produções da GRF Cultural: a criação de conexões e redes internacionais visando o desenvolvimento artístico e humano em nível local e global”, conclui.

PROGRAMAÇÃO:

I.A.RES – Residências Artísticas Interdisciplinares

Data: 6 de dezembro, das 15h às 16h

Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas)

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Entrada franca – Evento ao ar livre (sujeito a lotação)

Das 15h às 15h20 – “nome da performance

Apresentação obra desenvolvida durante a residência

Formação: Ämarcél (performance), Camila Nebbia (saxofone tenor) e Sérgio Krakowski (pandeiro)

Das 15h20 às 15h35 – Trio Girafa Hodel Zozio

Formação: Rodrigo Girafa (guitarra elétrica), Lee Hodel (contrabaixo acústico) e Zozio (Bateria)

Das 15h35 às 16h – Panthalassa Ensemble

Formação: Ämarcél (voz), Camila Nebbia (saxofone tenor), Rodrigo Girafa (guitarra elétrica), Lee Hodel (contrabaixo acústico), Sérgio Krakowski (pandeiro) e Zozio (Bateria)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -