- Publicidade -

“Constitucional” aborda diálogo com a sociedade sobre democracia

Publicado em:

  Tente imaginar uma tentativa de golpe de Estado na República das Bananas, onde a população acredita que o atual presidente foi possuído pelo opositor em uma fraude eleitoral. Faz lembrar alguma coisa? O espetáculo “Constitucional” reestreia no Teatro Dulcina, propondo um diálogo com a sociedade sobre a democracia. 

Na peça, cinco atores em cena vivem uma farsa documental onde, na invasão do Palácio, o público pode votar no futuro de uma nova Constituição. Para isso, se faz importante humanizar esses personagens que encontram sua própria destruição como consequência dos seus desejos sobre seus atos. Ao compartilhar a sua visão política sobre o momento atual, os personagens instigam o público com perguntas e respostas.

            A trama levanta questões atuais e que compõem a construção do que vivemos. Para a atriz Thaís Ayomide, ouvir as minorias é um dos pontos mais importantes neste cenário: “Essa peça fala muito sobre coletividade e sobre a construção de uma constituição que de fato ouça as vozes que existem na sociedade”, pontua a atriz.

“‘Constitucional’ nasce da urgência de devolver ao teatro o lugar do conflito, do embate de ideias. Brincamos com a farsa, com a caricatura e com a participação do público, porque essa também é a nossa realidade política: uma democracia em disputa onde os personagens mudam de rosto, mas os golpes seguem tentando se reescrever. Aqui, o público vota, mas também é convocado a pensar: o que a gente quer escrever na nossa nova constituição?”, destaca Jeff.

SERVIÇO: Temporada de 22 de janeiro à 01 de fevereiro de 2026 (Quinta a Domingo) / Local: Teatro Dulcina Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro / Ingressos:  Disponíveis aqui  / Classificação: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -