- Publicidade -

“Hamlet” ganha releitura contemporânea, pelas mãos de Bruce Gomlevsky

Publicado em:

Em tradução inédita do imortal da ABL Geraldo Carneiro, a clássica tragédia “Hamlet”, de William Shakespeare, ganha uma releitura contemporânea, intensa e imersiva pelas mãos de Bruce Gomlevsky, que vive o príncipe dinamarquês no palco e também assina a direção do espetáculo. A montagem celebra os 15 anos da Cia Teatro Esplendor e ganha uma nova temporada no Teatro Gláucio Gill.

Considerada uma das maiores obras da dramaturgia universal, Hamlet acompanha a jornada do jovem príncipe da Dinamarca, que retorna ao castelo de Elsinore após a morte do pai e se depara com um cenário de traição e poder: sua mãe, Gertrudes, casa-se com o tio Cláudio, agora rei. A aparição do fantasma do antigo monarca revela a Hamlet que foi assassinado pelo próprio irmão, desencadeando uma espiral de dúvida, vingança e questionamentos existenciais.

A partir daí, o protagonista mergulha em uma busca obsessiva pela verdade, fingindo-se de louco para desmascarar o crime, confrontando aliados e inimigos e se envolvendo em uma trama que culmina no colapso da corte. A peça atravessa temas como poder, corrupção, aparência e verdade, razão e instinto, mantendo sua impressionante atualidade.

A nova montagem da Cia Teatro Esplendor propõe uma abordagem física, emocional e radicalmente próxima do público, construída ao longo de mais de 11 meses de laboratório de ensaios, preservando a força poética do texto shakespeariano. A encenação cria um diálogo direto com o mundo contemporâneo, lançando luz sobre dilemas éticos e políticos que atravessam a sociedade atual.

“Há muitos anos sonho em fazer Hamlet como ator. É uma experiência mágica. Falar esse texto é como uma aula de teatro, profundamente pedagógica e rica sobre a condição humana. O príncipe é vilão e herói, trágico e cômico, cheio de camadas. Hoje me sinto pronto para esse encontro”, afirma Bruce Gomlevsky, que também dirige o espetáculo.

Conhecido por suas encenações imersivas, Gomlevsky propõe uma experiência em que o público estará dentro da cena, podendo assistir à peça de diferentes ângulos e sendo convidado a se mover ao longo da encenação. Elementos da contemporaneidade, como a inteligência artificial, são incorporados à narrativa. “A tradução de Geraldo Carneiro mantém a poesia de Shakespeare de forma popular, fluida e extremamente comunicativa. Um texto escrito no início do século XVII que dialoga diretamente com as questões político-sociais de hoje”, completa o diretor.

SERVIÇO: Temporada: 17 de janeiro a 9 de fevereiro de 2026
Local: Teatro Gláucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/nº – Copacabana / Duração: 2h20 (aproximadamente)
Classificação indicativa: 18 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -