- Publicidade -

“PÔA” volta ao circuito teatral carioca

Publicado em:

Dois anos após a apresentação no Festival de Curitiba de 2024, como parte da programação da Mostra FRINGE, o espetáculo fará uma curta temporada no Palco Principal do EspaçoCultural Municipal Sérgio Porto, no horário alternativo, sempre às quartas-feiras às 20h.

A peça é protagonizada por Nabuco, ator PcD com mal formação de Arnold Chiari, e reflete sobre os limites e potências da condição humana a partir de uma linguagem performática e sensorial. Com uma dramaturgia independente de construções verbais, o desenvolvimento da narrativa se destaca por suas propostas visuais e sonoras que trafegam entre o lúdico, o real e o absurdo. Ao abordar questões íntimas e universais da existência, a obra dialogadiretamente com um grupo social historicamente excluído dos espaços de poder, mas que representa cerca de 8,9% da população brasileira, de acordo com pesquisa de julho de 2023 feita pelo IBGE.

O espetáculo é dirigido por Vitor Hugo Guimarães e Luiza Kosovski, atriz que se destacou recentemente pelo trabalhono longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado. O projeto, levantado de forma independente por uma equipe de jovens artistas cariocas, se afirma enquanto umesforço criativo e coletivo de superação da falta de acessibilidade no cenário cultural brasileiro.

“Dentro e fora do palco, “O Pôa” é um ensaio sobre a vida. Somos todos jovens e a falta de experiência fez serabsolutamente necessária a colaboração. Pra mim, essa é a base do teatro. Foi assim que o Tablado nos ensinou. E aos pouquinhos o que era uma ideia foi tomando forma, e ganhando perspectivas diferentes e indo pra caminhos onde nem a própria ideia poderia imaginar. E chegamos aqui, no Sergio Porto, onde inicialmente sonhamos em realizar a peça. Um marco para nós! Que essa experiência traga novas perspectivas ao nosso espetáculo, e que possamos, pelo menos, deixar um legado de jovens com interesse em pesquisar novas linguagens. Um grande viva ao teatro, a arte do encontro e das possibilidades!”, celebra Luiza.

O “PÔA é um espetáculo teatral em que um corpo não-ortodoxo é atravessado por forças que o convocam, o contêm e o expõem. Preso a um lugar que não se fixa – um lugar nenhum – esse corpo é submetido a um regime de estímulos,regras e promessas que operam sem explicação. Toda tentativa aciona o desejo, todo desejo produz frustração. A única interjeição possível, “pôa”, surge como um som primordial, oscilando entre excitação e lamento. Quando escapar deixade ser uma opção, resta sustentar a própria existência. Não há redenção. Há consciência. Nada se resolve. A vida permanece.

SERVIÇO: 21 de janeiro a 11 de fevereiro (quartas feiras), sempre às 20h /  Espaço Cultural Municipal Sergio Porto (Rua Visconde de Silva, s/n, entre o 292 e posto BR Mania) / Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -