- Publicidade -

“Uma Língua que nos Une” ocupará o Real Gabinete Português de Leitura

Publicado em:

A exposição “Uma Língua que nos Une” chega ao Brasil, ocupando o histórico Real Gabinete Português de Leitura, como parte da programação da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil. Após circular pelo Aeroporto de Washington, a expo propõe uma reflexão sensível e plural sobre os laços que continuam a unir os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) por meio do idioma comum, além de de todos os seus sotaques, ritmos e expressões.

Inspirada no projeto “Há uma trança linda nessa sua dança”, criado pelo escritor Ondjaki e pelo fotógrafo Jordi Burch, a exposição estabelece um diálogo orgânico entre imagem e literatura, aproximando escritores, artistas plásticos e fotógrafos de diferentes geografias lusófonas. Cada obra exposta cria descobertas e pontes entre palavras e imagens, revelando como a língua portuguesa se reinventa e se reconhece em cada território onde é falada.

Participam da mostra José Luís Peixoto, Rita Leitão, Jordi Burch, Francisco Vidal, Afonso Cruz e Margarida Gato (Portugal); Ondjaki e José Eduardo Agualusa (Angola); José Luís Tavares e Gilda Barros (Cabo Verde); Odete Semedo e Sidney Cerqueira (Guiné-Bissau); Kwame Souza (São Tomé e Príncipe); Amosse e Butcheca (Moçambique); Ana Miranda, Bianca Ramoneda e Yoko Nishio (Brasil); e Luís Cardoso e Gabriela Carrascalão (Timor-Leste).

Para Ana Ventura Miranda, fundadora e diretora do Arte Institute, reunir tantas vozes, sotaques e universos criativos em torno da mesma língua é um gesto político e afetivo, ela comenta, “A língua portuguesa é, certamente, um lugar de encontro. Apesar das rotas, das distâncias e das histórias distintas de cada país, seguimos ligados por esse idioma que é movimento, invenção e memória. Esta exposição celebra justamente isso: a capacidade de nos reconhecermos uns nos outros por meio da palavra e da imagem”, afirma.

Com vozes, olhares e sensibilidades tão diversas, “Uma Língua que nos Une” revela que o português é menos um território fixo e mais uma constelação em movimento, uma língua que se dobra, se mistura e se transforma, sem perder a capacidade de criar pertencimento.

SERVIÇO: De 15 a 31 de janeiro de 2026 / Real Gabinete Português de Leitura – Rua Luís de Camões, 30, Centro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -