- Publicidade -

“A Cuca” invoca a personagem icônica da cultura brasileira em uma obra sensorial

Publicado em:

O Futuros – Arte e Tecnologia recebe a performance transmídia “A Cuca”, que invoca a personagem icônica da cultura brasileira em uma obra sensorial que reflexiona sobre que mundo deixaremos para as próximas gerações. Aliás, a concepção do novo espetáculo teatral de Renato Rocha, um artista multilinguagem de carreira internacional, que parte de uma pergunta provocante: “Papai, quando eu crescer, o mundo ainda vai existir?”.

“A Cuca”é uma performance transmídia, marca o retorno de Renato Rocha à cena como performer após 14 anos afastado dos palcos. Neste solo performático, a Cuca que Renato se torna não assusta. Ela chama. Ela guarda. Ela pergunta. E nos obriga a escutar.

A pergunta foi feita por Julieta, então com três anos de idade, durante a pandemia, enquanto seu pai, o artista Renato Rocha, conduzia o projeto Casa Comum, reunindo artistas indígenas de diferentes regiões da Amazônia em encontros virtuais para refletir sobre o planeta como território e lar compartilhado entre todos os seres viventes. No meio de uma dessas reuniões, a pergunta atravessou a sala, a tela e o corpo do artista — e nada mais foi o mesmo.

“A Cuca” transforma certamente angústia em rito, e rito em obra. Além disso, é um trabalho que cruza performance, teatro, carnaval, ancestralidade, artes visuais, literatura, vídeo e música para imaginar — com urgência poética — quais mundos ainda podem ser deixados para as próximas gerações.

A Cuca que emerge da obra de Renato Rocha não é a bruxa aterrorizante das cantigas de ninar. Não é a Cuca do Sítio do Pica Pau Amarelo. Não é um dos mitos mais temidos da cultura popular brasileira. É uma guardiã. É um VISAGE — entidade ancestral presente em diversas culturas indígenas, invocada em rituais de transmissão de saber e memória. Guardiã da floresta, jacaroa, figura feminina demonizada pela cultura ocidental, a Cuca é ressignificada como elo entre tempos, gerações, mundos, corpos e linhagens. Convoca o passado para imaginar futuros possíveis e modificar o agora.

Serviço: De 06 de fevereiro até 29 de março de 2026, quinta à domingo às 19h / Futuros – Arte e Tecnologia (Rua Dois de dezembro, 63, Flamengo, – próximo ao Metrô Largo do Machado) Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -