- Publicidade -

Mostra Mulheres em Cena traz programação que destaca memória, ancestralidade, denúncia, afeto e resistência

Publicado em:

Durante todo o mês de março, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) terá a temática feminina como protagonista da programação. Realizada pelo 3º ano consecutivo, a Mostra Mulheres em Cena, foi criada a partir do compromisso do CCJF às questões atuais, em um contexto marcado por conquistas importantes das mulheres nas últimas décadas, mas sem esquecer das desigualdades persistentes e da violência de gênero — que segue produzindo consequências graves e inaceitáveis.

A programação especial traz temas como memória, ancestralidade, denúncia, afeto e resistência, reunindo narrativas que partem da experiência vivida e das raízes culturais para pensar o presente. Nesse cenário, de acordo com Maria de Oliveira, diretora da Divisão de Cultura do CCJF, a cultura se afirma como um relevante espaço de elaboração e diálogo. “Ao reunir expressões artísticas diversas, a mostra propõe que celebrar as mulheres é também confrontar as estruturas que insistem em negá-las. É reconhecer a arte como um território de resistência e  transformação, em que a experiência feminina não é reduzida, romantizada e muito menos silenciada”, ressalta Maria.

A ideia é a de que o destaque a assuntos pertinentes à luta feminina a favor da igualdade de direitos não se limite ao calendário de efemérides. Para o CCJF, as reflexões, escutas e compromissos que a data convoca precisam se estender ao longo de todo o ano, como prática contínua de respeito e valorização da presença delas na cultura e na sociedade. “Por ser uma mostra exibida sempre no início do ano, ela serve também como um farol para outros eventos que falem sobre o universo feminino ao longo da programação anual, até mesmo em outras mostras como, por exemplo, LGBTQIAPN+ e Consciência Negra. Afinal de contas, a mulher é o início de tudo”, pontua Flávia Miranda, responsável pelo Setor de Artes Cênicas e AudioVisual do CCJF.

Estreando a agenda de eventos que compõem a Mostra Mulheres em Cena, o Cinema do CCJF exibe, no dia 3 de março, o documentário Torre das Donzelas: Memórias e Resistências de Presas Políticas da Ditadura Militar, que traz relatos de mulheres que foram detidas durante a ditadura militar no Presídio Tiradentes, em São Paulo. O evento será seguido de debate a respeito do tema com a diretora do filme, Susanna Lira e convidadas. No mesmo dia (em cartaz até dia 25 do mês, terças e quartas-feiras), estreia a peça teatral Elas ganham voz, com a artista Juliana Yurk, que rompe o silenciamento ancestral provocado pela cultura do estupro dando voz a relatos difíceis e constrangedores.

No dia 5 de março, é a vez do show Pena Que Voa – Tributo a Anastácia, Rainha do Forró que celebra a obra da cantora e compositora Anastácia. O repertório mescla canções consagradas de Anastácia como “Eu Só Quero um Xodó” e “Tenho Sede” e obras menos conhecidas, como “Morrendo de Saudade”, adentrando com reverência o universo do forró, do xote, xaxado e baião. No teatro, o espetáculo Cordélia Brasil ocupa o palco do CCJF entre os dias 6 e 29 de março (sextas, sábados e domingos). A peça conta a história de Cordélia, uma mulher que vive em uma quitinete decadente no Rio de Janeiro e tenta resistir à miséria e ao marido inerte, vivendo uma jornada entre explosões de afeto e ironia até a chegada de um rapaz que transforma a rotina da casa. Dia 12 de março, a cantora e compositora Lienne apresenta show de lançamento do álbum Guanabara São Francisco – vidas do rio à baía. O trabalho, uma MPB forte e vibrante, é dedicado à memória de um cearense e ao legado de uma pernambucana.

A programação dedicada à mulher segue com a oficina O Resgate da essência feminina através de arquétipos mitológicos e a Literatura que oferece, no dia 14 de março, uma oportunidade de autoconhecimento por meio dos mitos na literatura, trazendo à tona, no processo, a essência feminina. Nos dias 19 e 24 de março, respectivamente, mais duas potentes artistas sobem no palco do CCJF para apresentações musicais marcantes: Julie Wein, cantora, compositora e pianista, com o show Infinitos Encontros; tem no repertório músicas autorais e de compositores consagrados da MPB e a maestrina, flautista e pianista japonesa Naomi Kumamoto e Orquestra de Flautas da Casa do Choro com repertório composto por choros, tangos brasileiros, valsas e baião, de nomes como Pixinguinha, Tom Jobim, Altamiro Carrilho, Leandro Braga e outros.

Roda de Conversa, Cordel, Literatura, Vozes: Pelo fim do feminicídio e de outras violências contra a mulher marca presença no dia 25 de março, no Cinema do CCJF. Com mediação de Maria de Oliveira, diretora da Divisão de Cultura do CCJF, e convidadas especiais, o papo diferenciado — com a apresentação da cordelista Dalinha, que cantará seu último cordel, intituladoFeminicídio (que cita Angela Diniz, Dandara e outras vítimas menos conhecidas pela mídia) — traz relatos de experiências pessoais de quem passou por traumas ou que convive com outras mulheres que também sofreram abusos em suas mais variadas formas, muito além da violência física. No dia seguinte, 26, acontece o Cineclube Leila Ribeiro: Cinema, Informação e Memória, com a exibição do filme exibição do filme O pacto de Adriana, seguida de debate.

Por fim, fechando com chave de ouro a agenda cultural em homenagem às mulheres, o público poderá conferir, também no dia 26, o show Cabocla A Força da Mulher, de Lizza Dias, no Teatro do CCJF, que homenageia a força feminina, com influências indígena, africana, cabocla e de ritmos regionais brasileiros. E, dia 28, o grupo vocal feminino Acorde Vocal com a apresentação de canções brasileiras de grandes compositores, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto Menescal, dentre outros.

SERVIÇO Datas: durante o mês de março (agenda completa no site do CCJF) . Centro Cultural Justiça Federal Avenida Rio Branco, 241 – Centro • Rio de Janeiro (há possibilidade de entrada pela Rua México, 57)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -