- Publicidade -

“1 peça cansada” em curta temporada no Teatro SESI CENTRO

Publicado em:

Após uma turnê teatral na França, a autora, atriz e produtora carioca Natasha Corbelino sentia um enorme cansaço físico e mental. Sem nenhum projeto em vista, resolveu transformar o seu estado de espírito em arte. Assim, nasceu o espetáculo performativo “1 peça cansada”, que teve sua primeira temporada em 2025, na sala de sua própria casa. A peça chamou a atenção: mais de mil espectadores estiveram em seu apartamento. Desde então, passou por outros palcos, fez mais de 100 apresentações e ganhou uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro em São Paulo pelo figurino assinado por Natasha.

“Depois da bela temporada em São Paulo, em dezembro, voltar ao Rio com “1 peça cansada” é poderoso demais. Esse trabalho começou de forma íntima, dentro da minha casa, e foi construindo uma relação muito forte e honesta com o público. Agora, pela primeira vez, acontece no Rio em um teatro grande, o que para mim é emocionante e fundamental”, celebra Natasha. “Nossos cansaços ocupam espaços imensos, então, ocupar um teatro maior é o caminho para a comunidade cansada se sentir acolhida. É também reconhecer que essa experiência não é individual, é coletiva. A cidade está cansada, mas ainda brilha!”, completa.

A peça é um convite ao encontro, para pensarmos juntos sobre os nossos cansaços. Com uma honestidade radical, Natasha reflete sobre as relações entre fracasso e criação; rigor e liberdade; e franqueza e coragem. Ao longo do espetáculo, a atriz lista os seus inúmeros cansaços, incluindo questões com a profissão, com os relacionamentos interpessoais e com as redes sociais, e toca em muitos pontos de identificação entre a artista e o público. Tudo acontece de uma maneira muito natural, o público, inclusive, é convidado a se acomodar confortavelmente. Existem até colchões para quem estiver mais cansado.

“Sempre gostei de inventar modos diferentes de estar em cena, e tenho grande apreço pelas performances de longa duração. Já fiquei seis horas falando o nome de trabalhadoras da cultura em uma transmissão ao vivo durante a pandemia; já passei 12 horas falando a palavra Educação e sete horas falando ‘Constituição’. Por isso, tem me interessado o entrelaçamento entre o teatro e a performance”, comenta a artista.

Para Natasha, a parte mais importante de “1 peça cansada” é a intimidade e a cumplicidade desenvolvida com os espectadores. Por isso, existe um esforço de eliminar as hierarquias convencionais do espaço cênico, e proposta de outras maneiras de se assistir a uma obra. Outra característica marcante na montagem é o papel. A performer aparece envolta neles e, em cima de uma mesa, estão outros tantos que também estão cansados, como fotos, trabalhos de escola e até a Constituição, “a brasileira mais cansada”, como costuma dizer a atriz.

“Quando voltei da turnê pela França, me dei conta de que precisava insistir em imaginar futuros com a cidade onde eu morava. Para isso, só inventando meu próprio trabalho independente naquele momento sem horizontes. Assim, criei o único projeto honesto que eu poderia criar como artista e produtora, um espetáculo que traduz aquilo que eu estava sentindo na época: um cansaço extremo”, conta Natasha, que há mais de 30 anos dedica-se às artes da cena.

Serviço: Temporada: de 13 a 21 de abril de 2026 / Teatro Firjan SESI CENTRO: Avenida Graça Aranha / Classificação: 10 anos / ingressos: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/117956) e na bilheteria do teatro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados, 2h antes do evento.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -