- Publicidade -

“Sankofa – A África que Te Habita” debate a negação da herança ancestral

Publicado em:

Série vai ao ar pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

Na semana em que se reflete sobre a assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888), o 3º episódio da série “Sankofa – A África que Te Habita” debate a negação da herança ancestral e as consequências para o Brasil. O programa, que vai ao ar nesta sexta-feira, 15 de maio, às 20h30, pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil, também percorre a Casa dos Escravos e sua Porta do Não Retorno, no Senegal.

OAliás, o fotógrafo afro-brasileiro César Fraga e o historiador de origem europeia Maurício Barros de Castro presenciaram um grupo de crianças que aprendiam sobre sua própria história em visita à Casa dos Escravos.

Localizado na Ilha de Gorée, o local de paredes na cor rosa é constituído por escadaria central, andar superior onde ficavam os traficantes de pessoas escravizadas e celas em andar inferior.

“Foi a primeira vez que a gente viu e entrou nas celas onde eram armazenados os antigos escravizados, então foi duro. Não foi fácil. No meio dessa porta de baixo, tinha uma porta que seria a primeira das Portas do Não Retorno, que a gente veria ao longo da viagem. Esses espaços eram por onde saiam os escravizados que seriam comercializados nas Américas e, possivelmente, não voltariam para África”, relembra César. Neto de mulher escravizada, o carioca idealizou expedição por nove países da rota da escravidão transatlântica em busca da memória de seus ancestrais. Ao longo de 60 dias de viagem, produziu cerca de quatro mil fotos de lugares e pessoas.

Por outro lado, o episódio retratará a trajetória de deturpações, preconceitos e racismos estruturais que os brasileiros são submetidos em relação a sua ancestralidade. “Essa negação da história de África, que chegou em alguns momentos a importantes pensadores dizerem que a África não tinha história, causou um desserviço não só para a África, mas para toda a humanidade”, argumenta Mônica Lima, professora de História da UFRJ.

Foto destaque: César Fraga

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -