- Publicidade -

Casa do Choro lança plataforma de streaming exclusiva

Publicado em:

Mais de um século e meio após o seu surgimento, o choro, um dos gêneros de música popular mais antigos do mundo em atividade, conta, a partir do dia 3 de outubro, com a Casa do Choro Digital, plataforma de transmissão online exclusiva de música brasileira – inspirada (hoje e sempre) pelo mestre Villa Lobos, que afirmou que “o choro é a essência musical da alma brasileira”.

Aliás, a Casa do Choro Digital pretende não apenas dar continuidade às atividades culturais e de pesquisa que consolidaram o espaço instalado há cinco anos no centro histórico do Rio de Janeiro, mas também ao trabalho de educação e de preservação de acervos contribuindo de forma decisiva para a difusão, preservação, produção contemporânea, democratização e a internacionalização do gênero.

No dia 3 de outubro, a abertura terá uma extensa programação gratuita. Às 12h30, o ensaio aberto do maior regional do mundo migra do jardim aos pés do Morro da Urca para a rede: o choro “Arranca Toco”, de Jayme Florence “Meira” será tocado pelo “bandão”, uma prática instrumental que reúne boa parte dos cerca de 1200 alunos do núcleo virtual da Escola Portátil de Música.

Às 18h do mesmo dia, será exibida a première do filme Choro Carioca: Música do Brasil, com direção de Zeca Ferreira, o roteiro passeia por ritmos que foram matrizes do choro, como o lundu e a polca, passa pelas rodas de diferentes épocas e termina no choro contemporâneo. Às 20h, Luciana Rabello convida o diretor Zeca Ferreira, Nailor Proveta (saxofone) e Toninho Carrasqueira (flauta) para um bate papo ao vivo sobre o documentário e a série Princípios do Choro.

Dias 05, 07, 08 e 09 de outubro, os cavaquinistas Luciana Rabello e Jayme Vignoli, os violonistas Maurício Carrilho e Paulo Aragão, o bandolinista Pedro Aragão se reúnem com convidados como o cavaquinista Sergio Prata e o bandolinista Jorge Cardoso em um mergulho no gênero, com temas variados, no workshop gratuito “Choro para Todos”. A plataforma traz ainda para o formato podcast o “Jacob e seus discos de Ouro”, material inédito compilado do acervo de cerca de 50 programas diários, apresentados na Rádio Nacional (RJ) de 1968 a 1969 – produzido pelo Instituto Jacob do Bandolim. Nesse programa, além de apresentar raridades e lançamentos fonográficos, o bandolinista contava histórias e fazia críticas, no melhor estilo “jacobiano”. O vídeo “O Arquivo do Jacob” irá mostrar – pela primeira vez – documentos e registros que o bandolinista reunia desde jovem, criando o primeiro grande acervo de choro de que se tem notícia.

Uma ampla variedade de músicas e shows exclusivos estarão no catálogo do serviço, assim como os depoimentos para a posteridade (os primeiros serão de Wilson das Neves e Cristovão Bastos), cursos online com um corpo técnico de relevância reconhecida internacionalmente, vasto material para pesquisa com os “Cadernos de Choro”, Rádio Acari Records, documentários e filmes. A plataforma de streaming será oferecida de graça na semana de lançamento, e depois, a assinatura será de 10 reais/mensais.

Outros destaques serão os shows virtuais. O auditório virtual será inaugurado no dia 10 de outubro, com o show “Senhora das Canções”, homenagem aos 100 anos de Elizeth Cardoso, com a cantora Mônica Salmaso, direção musical e violão de Paulo Aragão, Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão de 7 cordas), Aquiles Moraes (trompete e flugelhorn) e Marcos Thadeu (percussão).

“Essa união de talentos e esforços nada mais é do que nosso total respeito ao próprio choro, que é agregador por natureza e sempre precisou do trabalho coletivo para chegar aonde chegou”, observa a presidente da Casa do Choro, Luciana Rabello.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -