- Publicidade -

Os “gourmet shorts courses” no Le Cordon Bleu, em Botafogo

Publicado em:

Le Cordon Bleu promove short courses.

Os “gourmet shorts courses” estão de volta na mais conceituada escola de gastronomia do mundo! O Le Cordon Bleu reabre as portas, ou melhor “reaquece suas caçarolas”, para quem estava com saudades de colocar sua dólmã, seu avental na cintura e a suas mãos na massa.

Os “gourmet shorts courses” , cursos de curta duração, permitem o aluno experimentar por algumas horas com aulas práticas e teóricas, desde o preparo de tradicionais receitas, além de terem direito ao material didático da école. E o melhor: com um corpo docente de mestres de se admirar.

Foto: Fred Bailoni

Em novembro a gastronomia asiática invade a França com três cursos (3, 10 e 17 de novembro) ministrados pelo chef David Zisman, do restaurante Nam Thai, sendo níveis básico, intermediário e superior, que podem ser feitos juntos ou separados.

O chef, pioneiro no Rio quando o assunto é gastronomia Thai, ensina entre 4 e 5 receitas clássicas por aula, como Tung Tong (trouxinha de frango e coentro com molho picante), Tom Kah Kgai (Sopa) e Gai Himmapan (Receita de frango com castanhas), no nível básico. Po Pia Kung (ส้มตำอีสาน) – Rolinho primavera de camarão e molho de tamarindo, Pad Thai ( Talharim de arroz frito com camarões), Frango com curry verde, Guay Teow Raad Naa (Talharim de arroz frito com porco) e Kao Nieu Ma Muang (Arroz motigami), para o intermediário. Já no nível superior as receitas Dim Sum, Tom Yam Kung, Gaeng Kua Sapparod (Curry vermelho de camarões com abacaxi) e Moo Pad Hét (porco frito com cogumelos).

Novembro é o mês perfeito para os amantes do bom café, já que o dia dessa delícia é comemorado no dia 29. Nos dias 11 e 13 de novembro serão ministrados dois cursos: Iniciação ao café especial e métodos de preparo de cafés respectivamente, ministrados pela barista Adriana Valinhas. O primeiro momento conta com uma jornada desde as origens na Etiópia, o cultivo, classificação, torrefação até a xícara. Mostrando a importância do conhecimento no ato de fazer a bebida, incluindo análise sensorial comparativa entre os cafés tradicional e especial. Já o segundo curso objetiva apresentar a diversidade de métodos para fazer o café, suas diferenças e as variáveis que afetam a qualidade da bebida, fornecendo aprendizado prático e técnico sobre perfis de moagem, tempo, temperatura, proporção e concentração, preparando o apreciador a identificar e buscar o equilíbrio na xícara.

No dia 12/11, as Aves serão as protagonistas das salas de culinária e as cozinhas da ecóle. Nelas, o aluno saberá como limpar e amarrar um frango, por exemplo, além dos diversos tipos de cozimento , como: grelhar, saltear, brasear, assar e o tradicional poche .

Além disso, os pães serão os queridinhos no dia 13 de novembro, no L’atelier du Pain (oficina dos pães). Será uma oportunidade única para os alunos descobrirem a verdadeira arte da panificação. Esse curso é direcionado para iniciantes e amadores do assunto que se beneficiarão de dicas dos melhores chefs de padarias francesas. Os aprendizes colocarão literalmente a “mão na massa” com 100% de aula prática e sairão sabendo fazer massa baguette: baguette e pão tabatière; massa pão de campagne: pão batard, trança, bola e Auvergnat e baguette viennoise: baguette.

E ainda na mesma linha da panificação, no dia 23, será a vez dos viennoiserie, tipo de pão originados de Viena, na Áustria, conhecido por apresentar um sabor adocicado e inigualável. Nesse módulo os alunos aprenderão as técnicas para a confecção de diferentes tipos de receitas clássicas para o preparo de massa croissant e brioche: brioche Nanterre e Andernnaise.

Quem quiser, mesmo que por horas, ser um cidadão Le Cordon Bleu é só acessar o site ou pelo telefone: (21) 3189-3450 . O Le Cordon Bleu fica na Rua da Passagem, 179 – Botafogo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -