- Publicidade -

Ocupação “Que Tempos São Esses?” em homenagem a Bertolt Brecht no CCBB – RJ

Publicado em:

Brecht morreu em 1956, há sessenta anos. Suas perguntas e provocações permanecem inquietantes e carentes de respostas concretas. No mercado dos homens, o escritor de peças, mostra como o homem é tratado.

De 02 a 19 de setembro o CCBB RJ recebe a ocupação “Que Tempos São Esses?” em homenagem a Bertolt Brecht no ano em que completa 60 anos de sua morte. A ocupação multidisciplinar da Companhia Ensaio Aberto, com curadoria geral de Luiz Fernando Lobo, contempla exposição, performances, ciclo de leituras, oficinas, filmes e seminário internacional.

“Não há o que comemorar, como já disse Bernard Dort, Brecht ‘é rebelde a toda celebração’, contra qualquer possibilidade de canonização. Tornar Brecht um clássico imortal é imobilizar sua obra, é negar seu valor de uso”, afirma o curador Luiz Fernando Lobo.

Esta não é uma exposição sobre a vida e obra de Brecht. É um recorte sobre o pensador que intervém. O intelectual militante e a posição do artista na sociedade.

Nada é estático. Tudo se transforma. Performances ininterruptas com 14 atores da Companhia Ensaio Aberto fazem da exposição uma instalação viva. Um grande mosaico da teoria e práxis de Brecht. Afinal, um homem tem muitas possibilidades.

Seminário Internacional Brecht: valor de uso
Pesquisadores importantes de diversas regiões do Brasil e do mundo foram convidados a debater com o público a prática e teoria de Brecht, seu papel de vanguarda no momento histórico que atuou e sua importância como referência ainda hoje no fazer teatral. Em três dias de atividades, esses intelectuais irão exercitar a dialética na exposição de suas opiniões e na troca exclusiva com convidados internacionais. Estudantes, artistas e profissionais de ciências humanas terão oportunidade de convergir ideias e conceitos sem muita difusão em nosso país.

O evento conta com: Hans Werner Kroessinger, especialista em teatro documentário alemão; Felix Meyer-Christian, especialista em teatro político e fundador da Costa Compagnie conhecida pela metodologia da arqueologia do presente e do teatro documentário; Sebastian Kirsch professor de Estudos de Teatro da Universidade Bochum Ruhr- Berlim e membro do conselho editorial da revista alemã “Theater der Zeit”; Laura Brauer, membro da associação argentina de investigadores e críticos de teatro da Argentina (AINCRIT) e pesquisadora do teatro de Brecht e de Augusto Boal. Entre os nomes brasileiros estão Sérgio de Carvalho, professor e pesquisador de teatro, diretor da Companhia do Latão; Rafael Villas Boas, professor e pesquisador de teatro da UNB (Universidade Nacional de Brasília), integrante do coletivo de cultura do MST e especialista em AgitProp; e Luiz Fernando Lobo diretor artístico da Companhia Ensaio Aberto e do Armazém da Utopia

Ciclo de Filmes Brecht com curadoria de Luiz Fernando Lobo e Laura Brauer
Em parceria com Brecht Archive – Berlim
Durante sete dias serão exibidos vídeos de montagens históricas dos seus textos: espetáculos do Píccolo Teatro de Milano e do próprio Berliner Ensemble. O evento representa a volta dos tradicionais ciclos de filmes que aconteciam no CCBB-RJ. Esse material é inédito no Brasil e conta com as obras: Mãe Coragem, Baal, Fuzis da Senhora Carar, O preceptor e A verdadeira vida de Jonas Wenka.

Oficinas
Duas oficinas para artistas profissionais e alunos de teatro (atores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e diretores). Seleção por currículo.

Oficina de Sérgio de Carvalho – envio até sexta-feira 02/09 / divulgação da seleção segunda-feira 05/09

Oficina de Luiz Fernando Lobo – envio até segunda-feira 05/09 / divulgação da seleção quarta-feira 07/09

As inscrições devem ser feitas online via formulário do google: http://goo.gl/zqjexN

Ciclo de Leituras Isso É Luta de Classes

A programação do evento contempla 3 leituras dramatizadas de textos brechtianos abertas e gratuitas. Após cada apresentação será realizado debate entre os integrantes da Companhia Ensaio Aberto, um artista e/ou diretor convidado e o público presente com o objetivo de refletir sobre a obra do dramaturgo alemão e trocar experiências sobre o processo de pesquisa e ensaios das leituras.

“Que Tempos são Esses?” é uma realização da Companhia Ensaio Aberto em parceria com o CCBB, Brecht Archive e o Goethe Institut, tem o patrocínio da Multiterminais através da Lei de Incentivo de ISS.

Serviço:
“Que Tempos São Esses?”
Exposição, Seminário Internacional, Oficinas e ciclo de leituras – atividades gratuitas com distribuição de senhas
Ciclo de filmes – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os ingressos são vendidos 1h antes de cada sessão.
Data: 02 a 19 de setembro
Local: CCBB- RJ (R. Primeiro de Março, 66 – Centro)
Mais informações: www.armazemdautopia.com.br / (21)98909-2402

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

3 Comentários

  1. This is the right blog for everyone who wishes to understand this topic.

    You realize a whole lot its almost hard to argue with you
    (not that I actually would want to?HaHa). You definitely
    put a new spin on a topic that has been written about for decades.
    Excellent stuff, just great!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -