- Publicidade -

“Gaivota”, de Tchékhov, recebe contornos brasileiros pela Cia. BR116

Publicado em:

Peça clássica do dramaturgo russo Anton Tchékhov ganha adaptação para teatro filme.

GaivotaA montagem de “Gaivota” foi pensada para o espaço físico, porém por conta da pandemia da Covid-19 não foi possível. Assim, na tentativa de não perder o contato e na esperança de retornarem, o grupo seguiu com encontros virtuais.

O projeto só retornou em março de 2021 após a bem-sucedida realização de “Medeia” por Consuelo de Castro, primeiro teatro filme da Cia. BR116 que definiu as características da linguagem criada pela trupe, na qual a empreitada cinematográfica acontece associada aos elementos que tornam o teatro vivo e real. A experiência de “Medeia” foi, certamente, fundamental para a realização de “Gaivota”, que conta com uma equipe maior e novas complexidades.

Surpreendentemente, o palco virou cenário e foi parar no meio do mato, invertendo o pensamento comum de colocar o campo e a natureza, onde acontece a peça, sobre o tablado. Se a obra de Tchékhov se passa no campo russo, a adaptação da Cia. recebe contornos brasileiros: é uma peça de terreiro e de bando. “Essa é mais uma Gaivota entre tantas bem sucedidas. Mas está imbuída de força artística brasileira e de beleza genuína no embate entre o novo e o velho, entre o ser e o não ser”, afirma a diretora e atriz Bete Coelho.

Montar “Gaivota” no Brasil de 2021 com suas especificidades evidenciou no elenco uma atuação que, certamente, os aproxima de suas próprias personalidades. “Os personagens surgem através de situações inusitadas, experimentadas num cenário antirrealista e de emoções focadas nas palavras e nos silêncios”, conta Bete.

Na montagem, a relevância das palavras e dos silêncios se torna mais evidente nas cenas em que a câmera está focada na expressão do ouvinte, e não daquele que enuncia a fala. Além disso, a ausência da fala também foi um recurso utilizado pelos diretores para manipular a temporalidade da ação ou da suspensão da ação, tão significativa na incapacidade de realizações e relações afetivas entre os personagens.

“Frequentemente comunico aos atores um pensamento de François Truffaut (1932-1984) que sempre carrego comigo: os atores, e consequentemente as personagens, devem estar em um estado febril. O mestre queria que seus filmes parecessem ter sido rodados com febre de 40 graus. Em “Gaivota”, parti dessa premissa”, explica Gabriel.

O resultado pulsante e vigoroso dos atores e da linguagem do teatro filme que vai ao encontro do histórico da Cia. BR116, questiona a performatividade do ser humano e as estruturas sociais que ele mesmo cria para operar. Aliás, no contexto brasileiro de desmanche do setor cultural e de desdém rancoroso ao artista e à sua função, as palavras da personagem Nina sobre sua vocação como atriz coroam o momento atual da trupe e intensificam nos artistas a força da fé no teatro brasileiro.

 Durante a temporada, a Cia. BR116 irá promover encontros e reflexões em torno dos temas que circundam “Gaivota”, desde elementos técnicos para a produção do teatro filme, como fotografia e cenotecnia, até diálogos e cruzamento do texto de Tchékhov com o contexto social e político do Brasil. Os encontros, que reúnem convidados especiais e artistas parceiros, acontecem através do perfil da companhia no Instagram e, também, do seu canal no Youtube.

O programa é inaugurado com a presença dos diretores e integrantes da trupe para falar sobre: “O ofício do ator”(24/09); “A construção da personagem” (28/09); “O ofício do diretor de arte” (05/10) ; e “O ofício do cenógrafo e do cenotécnico” (09/10). Mais informações em (www.ciabr116.com.br) e nas redes sociais (@cia.br116).

SERVIÇO
Temporada de 12 de outubro a 21 de novembro. Exibições pelo site da Cia. BR116. Quarta a domingo, às 20h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 15h. Gratuito. Legendas disponíveis em português, inglês e espanhol.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -