- Publicidade -

“Bem no meio” une ópera e instalação para crianças

Publicado em:

Karen Acioly apresenta ópera para crianças, em projeto instalação.

Bem no Meio
Foto: DuHarte Fotografia

“Bem no meio” é uma ópera-instalação idealizada pela multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux. O projeto convida o público a vivenciar uma experiência inesquecível, trazendo uma proposta de renovação da linguagem da ópera, democratizando e apresentando o gênero como um conceito diferenciado, atraindo a atenção de novos públicos.

A ópera em uma dimensão fora dos padrões mistura o canto lírico e a literatura à dança e à projeção digital. O novo formato conta ainda com a participação do coro infantil da UFRJ, sob a batuta de Maria José Chevitarese, professora da Escola de Música da UFRJ. O espectador assistirá à história da menina Bem que tem o divino dom de entrar e sair de dentro dos livros, e que nasce com um estranho buraquinho nas costas, de onde surgirá uma asa.

Baseado em histórias de crianças de pais separados, “Bem no Meio” joga uma lupa sobre os sentimentos infantis pouco escutados pelos adultos. A ideia surgiu após dois anos de pesquisa narrativa em que Karen teve uma escuta atenciosa entre diversas crianças de 4 a 12 anos, de diferentes escolas, sobre temas delicados de seus cotidianos dentro do FIL Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (em 2018 e 2020) – de modo virtual. Aliás, a pesquisa faz parte da dissertação do Mestrado em Educação “A dramaturgia da ópera para crianças – cultura e simbolismos” (UFF/2022) e do corpus do mestrado “A Dramaturgia do espaço na ópera para crianças”, da Université Sorbonne Paris 3, (2019/2021), ambos inspirados na obra dos filósofos Gaston Bachelard e Gilbert Durand, autores que estudam o imaginário.

As sessões acontecerão no teatro do Oi Futuro, em dois formatos diferentes: Iniciando com sessões presenciais nos dias 21 de novembro, às 11h30, e no dia 27 de novembro, às 16h – nestas, o público poderá assistir a performance do elenco formado por Luisa Vianna (Bem), Carol Botelho (Gaia) e Guilherme Borges (Ponto), que vai interagir com as projeções filmadas pelos atores Sabrina Korgut (mãe), Ciro Acioli (pai) e das crianças do Coro Infantil da UFRJ (Infância), em participações especiais.

A partir do dia 28 de novembro, em todos os fins de semana até o dia 19 de dezembro, às 15h, 16h, 17h, acontecerão as sessões contemplativas, com a ópera expandida em sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação). Classificação: Livre (a partir de 5 anos).

O filósofo e poeta francês Gaston Bachelard (1884 – 1962) será lembrado em um bate-papo promovido pelo espetáculo “Bem no Meio” no domingo (28). Estarão presentes dois grandes especialistas na obra de Bachelard para falar sobre a importância dele na concepção do espetáculo musical: Marly Bulcão e Marcelo de Carvalho.

O encontro é aberto ao público e acontecerá no Bistrô do Oi Futuro, às 17h, depois da sessão contemplativa de “Bem no Meio”. A importância de Bachelard no projeto se mede por todo o processo pelo qual foi concebida a ópera. “Do libreto à música e ao espaço poético, tudo respira Bachelard. Por isso, na cenografia temos o que Bachelard chama de ‘topofilia’, espaços de acolhimento e felicidade, como é o ninho, a concha e o ponto. Imagens que nos chegam pelas ressonâncias do nosso imaginário. É sobre os quatros elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, ascensão e queda, e os espaços de felicidade que falaremos no dia 28”, finaliza a diretora Karen Acioly.

O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63, no Flamengo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -