- Publicidade -

“ROSE” se apresenta gratuitamente em Japeri e na Maré

Publicado em:

Após bem-sucedidas temporadas presenciais no Rio de Janeiro e em Curitiba, “ROSE” é um drama cômico que aborda a escassez de comida questionando, o estado de calamidade das políticas públicas no que se refere à merenda escolar.

Rose é funcionária de uma escola pública de um bairro periférico. Além de trabalhar como merendeira, aos finais de semana é cozinheira de uma família rica. Sendo a responsável pelas compras da casa, passa a levar sobras de comida para a cantina, com o objetivo de oferecer mais alimentos para aquelas crianças que necessitam da escola para fazer suas refeições diárias. É esse o mote do espetáculo “ROSE”, texto com dramaturgia de Cecilia Ripoll (indicada ao Prêmio Shell de Melhor Autora) e direção de Vinicius Arneiro.

“Leio ‘Rose’ como uma dramaturgia de reentrância, isto é, como algo que se curva para dentro de si mesmo, provocando dobras internas. É uma escrita impura e de alto teor literário, tem ares de romance, é uma saga épica, é uma peça de teatro, é na primeira, na segunda e na terceira pessoa que a coisa se compõe. É o olhar da classe trabalhadora sobre a vida, é sobre luta de classes, sobre paixão, comida, ética e caráter. Ou seja, a própria história é protagonista e faz de seus personagens fiação desencapada para conduzir a eletricidade dos temas”, reflete o diretor, Vinicius Arneiro.

A história do espetáculo, que tem como um de seus cenários a escola, foi a ponte para expandir o projeto e traçar uma relação entre educação e a cultura. Em 2021, ainda no auge da pandemia, a atriz e articuladora cultural Natasha Corbelino firmou uma parceria com o Museu da Maré e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), dando continuidade as ações coletivas que ela já desenvolvia nesses espaços. Apresentações online do espetáculo “Rose” e um programa de ações formativas nas artes da cena, com oficinas de dramaturgia, interpretação e direção foram algumas das atividades implementadas. Agora, além de retomar e aprofundar os laços de criação e continuidade com a Maré, a apresentação no Espaço Cultural Código pretende ainda realizar um intercâmbio com o Grupo Código, companhia teatral localizada em Japeri, na Baixada Fluminense, com mais de 16 anos de atuação.

SERVIÇO:
– 17 de setembro no Espaço Cultural Código às 15h
– 18 de setembro no Museu da Maré às 16h
– 19 de setembro no Museu da Maré às 18h
Endereços:
Espaço Cultural Código: Rua Davi, 397 – Nova Belém – Japeri – RJ
Museu da Maré: Avenida Guilherme Maxwell, 26 – Maré – Rio de Janeiro – RJ
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 75 minutos
Entrada Franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -