- Publicidade -

“Macunaíma” estreia balé no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em:

"Macunaíma"
Foto: Tendo Santos – em cena o bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gleyson Mendes

Baseado no livro homônimo de Mário de Andrade, o balé “Macunaíma” terá estreia mundial no palco do Municipal com Corpo de Baile e Orquestra Sinfônica da casa.

Com música especialmente composta pelo premiado Ronaldo Miranda, coreografia inédita de Carlos Laerte, concepção e roteiro de André Cardoso, o espetáculo em um ato e quatro quadros terá como cenário inicial a selva amazônica, na região do rio Uraricoera, a terra natal de Macunaíma, onde vivem os índios Tapanhumas.

A concepção coreográfica, de Carlos Laerte, desconstrói os corpos dos bailarinos clássicos e traz a contemporaneidade da dança brasileira. Ele aguçou as características de cada bailarino em cima da identidade individual. Além disso, outra característica de “Macunaíma” é a narrativa contada através do audiovisual, já que os bailarinos contracenam com imagens e, em muitos momentos, eles entram e saem da tela, como se fosse o cotidiano deles. É uma conversa itinerante da peça. A tecnologia está o tempo inteiro falando com todos.

A Presidente da Fundação Teatro Municipal ressalta o ineditismo do espetáculo, ” “Macunaíma” é um dos pontos altos da nossa temporada artística de 2022 e estamos muito felizes com a expectativa de entregar à população uma obra tão importante para a cultura nacional, feita em um formato jamais visto, que com certeza vai gerar impacto ao público presente. “

Aliás, a escolha da data não foi à toa, como explica André Cardoso, maestro, professor da UFRJ e coordenador do Projeto Sinos, ” “Macunaíma” é o mais emblemático livro do modernismo brasileiro. No ano do centenário da Semana de Arte Moderna o personagem criado por Mário de Andrade sobe ao palco em um balé inédito, cuja produção se torna ainda mais relevante por ser decorrente de uma parceria entre três importantes instituições culturais brasileiras, a Funarte, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Theatro Municipal”.

Serviço:
MACUNAÍMA
Datas e horários: 22,23 e 24.09 – 19h
25.09 – 17h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro)
Ingressos pelo site

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -