- Publicidade -

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta  ópera “Don Giovanni” e “Concerto para oboé, em Dó maior”, de Mozart

Publicado em:

 Uma mistura poética e intensa a partir da música de dois dos compositores mais renomados de todos os tempos. Sob esta atmosfera, o maestro Isaac Karabtchevsky conduzirá a Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles nos dias 23 e 24 de setembro com a abertura de “Don Giovanni” e “Concerto para oboé, em Dó maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Sinfonia nº 4, em dó menor”, de Franz Schubert, no repertório.

Segundo Karabtchevsky, este programa é especial porque revela a influência de dois grandes compositores na música sinfônica. Em “Don Giovanni”, uma das últimas composições de Mozart em parceria com o renomado libretista Lorenzo da Ponte, em 1787, a história de um nobre conquistador que seduz as donzelas com falsas promessas de casamento é considerada uma obra-prima entre as óperas. Já “Concerto para oboé” foi a única composição que Mozart dedicou a este instrumento. “Em ‘Don Giovanni’, os personagens são delineados na abertura da ópera, enquanto que em ‘Concerto para oboé’, os temas evocam algumas das figuras mais marcantes de A Flauta Mágica e de Cosí Fan Tutte”, revela o maestro Isaac.

Composta por Schubert em 1816, quando tinha 19 anos, “Sinfonia nº 4” foi tocada pela primeira vez apenas 20 anos depois de sua morte. “Schubert compôs sua ‘Sinfonia Trágica’, título adicionado por ele algum tempo depois que a obra foi concluída. A forma do lied aparece no segundo movimento e revela seu espírito nostálgico. Uma obra precoce, mas reveladora”, afirma Karabtchevsky.

Um dos destaques do concerto na Sala Cecília Meireles é a participação de Rodrigo Herculano, primeiro oboé solista da Orquestra Petrobras Sinfônica, em “Concerto para oboé”. Herculano tem participação ativa no cenário camerístico carioca. Participou da III e VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, e atuou com grandes nomes da música clássica nacional e internacional. “Me sinto honrado em executar esta música, pois a peça é uma das mais importantes para o repertório do oboé”, comemora o músico.

Serviço:
Orquestra Petrobras Sinfônica
23 e 24 de setembro
Local: Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47 – Centro)
Ingressos pelo site

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -