- Publicidade -

“La Codista”, de Marleen Scholten , ganha montagem no Brasil

Publicado em:

“La Codista”
Foto: Carolina Godinho e Rai do Vale

Traduzido para o português “La Codista” ,texto de Marleen Scholten (Wunderbaum) agraciado pelo prêmio nacional de dramaturgia “Antonio Conti” na Itália, o espetáculo “La Codista_Br” chega aos palcos da Casa de Cultura Laura Alvim.

“La Codista” traz reflexão ao público sobre a real felicidade. A montagem  aborda a história de uma mulher desempregada que decide criar uma nova profissão: “codista”, que seria aquela que fica na fila para os outros e é paga por isso. Algo aparentemente simples, mas um trabalho que oferece mil possibilidades, já que as filas e as pessoas são diariamente diferentes.

Durante sua história na fila, ela acaba vivendo um pouco de cada uma das vidas daquelas pessoas, como se pudesse ser muitas em uma só e fazendo da sua espera uma profunda observação do comportamento humano. A peça mostra através da vida da personagem principal que a vulnerabilidade nos coloca abertos a possibilidades que mudarão nossas vidas para sempre – e que viver sempre é o melhor caminho.

Para Monique Vaillé, o solo contribui com possibilidades de viver com um novo ofício, muitas vezes inventado por nós mesmos, “Não há um único caminho a seguir, às vezes existem novos caminhos, jamais pensados antes, que podem dar resultados surpreendentes. Investir seu tempo em algo que você nunca pensou em fazer ou ouvir os seus desejos mais profundos são provocações da peça”, explica a atriz, que participou da primeira montagem, realizada virtualmente.

 O solo traz a discussão a importância do trabalho para as pessoas e como cada um reage à falta de trabalho. O que nos motiva? O que nos dá felicidade? Você vive para trabalhar ou o trabalho é a sua vida? A montagem deseja instigar o público a sair do espetáculo com esse pensamento sobre si.

Para o diretor que celebra a montagem presencial do espetáculo no teatro, foi um desafio extremamente valoroso, “Esta mudança de suporte nos fez rever e refletir sobre as teatralidades e convenções, envolvidas na narrativa da obra que construímos virtualmente. Algumas escolhas da montagem virtual representaram um certo frescor no palco, outras necessitam de uma reavaliação, em cena, para conseguirmos incluir o público na cena, na arquitetura da sala, na relação entre o palco e a plateia. Dois trabalhos, duas obras originais, não apenas uma adaptação” encerra Cesar Augusto.

SERVIÇO:
“LA CODISTA_BR”
Temporada: 07 a 29 de Outubro
Horários: Sexta-feira e sábado às 19h / Domingo às 18h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim / Espaço Rogério Cardoso (Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Classificação Etária: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -