- Publicidade -

“A Volta do Curupira” mistura folclore e questões do meio ambiente

Publicado em:

“A Volta do Curupira” mergulha no universo dos regionalismos folclóricos que permeiam a identidade e cultura brasileiras, sendo estes atrelados ao contexto de urgência da preservação ambiental. Para tanto, utiliza-se de um dos personagens mais emblemáticos das lendas brasileiras e das histórias infantis: o mítico guardião das florestas de pés virados para trás, conhecido por Curupira.

“A Volta do Curupira” mistura folclore e meio ambiente. Peça sugere ao público uma reflexão acerca da necessidade do respeito e cuidado para com as florestas e ambientes naturais.

A história acontece em Guariri, uma cidadezinha do interior do Brasil, onde os irmãos, Maria Estrela e Pedro Sol demonstram grande preocupação após ouvir um diálogo preocupante entre o prefeito da cidade e um empresário estrangeiro. O projeto deles era construir um Mega-Shopping exatamente no lugar onde fica a exuberante Floresta das Lendas. Assustados e sem saber o que fazer, as crianças recorrem a um antigo morador da região, o Zé da Mata. Com o Curupira sumido há muito tempo, as crianças e Zé tem de pensar em algo para evitar a catástrofe, enquanto prefeito e empresário aceleram seus planos de derrubada das árvores. E é assim que coisas misteriosas começam a acontecer na região. Será que “alguém” está voltando?

Durante aproximadamente 60 minutos a apresentação transcorrerá com o pano de fundo que transmite a mensagem sobre a importância de dar atenção à realidade que se vive, valorizando as tradições folclóricas, que se conectam com as riquezas do meio ambiente e com todos nós.

Peça traz reflexão sobre a urgência da preservação ambiental. Aliás, um dado que ajuda a compreender a importância da criação deste espetáculo é a aceleração do desmatamento florestal no Brasil. Entre 2001 e 2018 cerca de 10% da cobertura arbórea foi destruída, em números registrados pela Global Florest Watch perdeu-se ao todo 53.8 milhões de hectares de floresta. A narrativa teatral conversa com os dilemas-chaves a serem questionados, levantando possibilidades de mudanças comportamentais e filosóficas que incitem novos paradigmas, traduzindo – de forma lúdica – o embate entre o progresso que desmata beneficiando poucos, e a preservação dos ambientes que beneficia a todos.

Serviço
Dia: 1/12 (quinta-feira)
Hora: 16h
Local: Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu)
Ingressos via Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -