- Publicidade -

Luiz Moreira apresenta a primeira individual no Rio de Janeiro

Publicado em:

Luiz Moreira reúne 32 imagens impressas de grandes e médias dimensões, vídeos da série visual do artista Ayê e Orum e Oxum às margens do Rio da Barra, além de adornos e objetos em colaboração com os artistas Diego Silf, Felipe Maltone e Victor Hugo Mattos.

Com foco em promover uma experiência para todos os tipos de público e uma oportunidade de um novo olhar sobre a arte, seja para os que estão ou não habituados a frequentar espaços culturais. Além de promover visitas mediadas pela equipe do programa educativo, obras táteis, objetos e uma programação na agenda do período da exposição com artistas de performance convidados, além de conversas abertas e visitas guiadas com o artista e o curador.

“Luiz Moreira exalta a potência estética das festas, dos ritos, da cultura dos povos originários da África. As cores vibram diante de nosso olhar e as personagens caminham entre nós como um desfile de carnaval: cor, sedução e encantamento. A beleza aqui é epiderme, carne, organismos pulsantes que vibram, dançam e parecem indicar um caminho novo para os seres humanos angustiados nas suas solidões e sofrimentos. Diante das poderosas imagens de Luiz Moreira compreendemos que, ao final, nos resta a esperança e que ela há de consagrar na pele escura desse novo Brasil que em breve haverá de surgir: preto, forte, corajoso belo e verdadeiro.” , Fotografias selecionadas do artista ganham versões táteis pelas mãos da artista plástica e arte educadora Marina Baffini, do projeto Inclua-me, Arte & Cultura para Todos.

  Sua relação com a imagem é inspirada em sua própria experiência cultural como morador do bairro Jardim Ângela até os 18 anos, na periferia da capital paulista. Começou a fotografar em projetos acadêmicos no curso de Comunicação Social. Após isso, passou a explorar a fotografia de rua em São Paulo e NY, no cotidiano dos grandes centros.

Serviço:
“A Luz da Beleza — Luiz Moreira”
Local: Casa França-Brasil ( Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro)
Visitação: 10 de dezembro de 2022 até 11 de fevereiro de 2023
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h.
Entrada Gratuita

No dia 07 de janeiro a exposição apresenta a “Invasão Krya” com rodas de conversa e performance sobre tecnologias e ancestralidade. Das 14h as 18h serão realizadas duas rodas de conversa sob o título “Tecnologias e ancestralidade: estética e novas linguagens” que visam promover a reflexão acerca da tecnologia sob uma perspectiva afro, de tal modo que elementos como estética, metaverso e o futuro possam ser criticados a partir da ancestralidade como o tempo sincrético do agora. Em seguida a performance “Metabaile” contará com o pesquisador e curador musical Ambulante Cultural MV.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -