- Publicidade -

Museu Light da Energia esclarece os mistérios da eletricidade

Publicado em:

Reconhecido por seu trabalho educativo na conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica, estimulando os visitantes a refletir sobre hábitos de consumo e redução dos desperdícios, o Museu Light da Energia está dividido em três espaços: uma sala clara, um túnel sensorial e uma sala escura. O ambiente, leve e interativo, desperta a atenção para os benefícios da energia e seu uso seguro e eficiente.

O visitante começa o passeio pela Sala Clara, por meio de jogos, painéis e uma maquete de Lego que fala sobre geração de energia. Ainda neste pavimento, inicia-se a descoberta sobre a energia e suas diferentes formas, suas transformações, onde é encontrada e quais são as suas fontes.

Depois, o público vive uma experiência sensorial no Túnel da Energia, e percebe, por meio de seus movimentos, com imagens e sons, que seu corpo também produz energia.

Ao sair do túnel, a Sala Escura desvenda, por meio de experiências únicas, o movimento do elétron e os conceitos mais básicos, como eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. Um dos novos experimentos promove uma brincadeira coletiva, onde as pessoas conseguem mover energia para acender as luzes de um prédio.

O Museu também oferece dois jogos eletrônicos que permitem que um grupo de visitantes jogue ao mesmo tempo. A Casa Eficiente, em que o desafio do jogador é eliminar os desperdícios de energia, e o Quiz da Energia, com perguntas para testar quem acerta as curiosidades sobre o tema mais rápido e em menos tempo.

Além da programação no Museu Light da Energia, está em cartaz no Centro Cultural Light a exposição “Rio de ontem, Rio de hoje”, que nos coloca diante de um Rio de Janeiro em variadas épocas através das fotografias do acervo institucional da Light.

O Acervo Light mantém preservada uma rica coleção de fotografias, que remontam a um tempo em que o aparelho fotográfico ainda não era um item tão popular. Lá, são encontradas desde fotos de Augusto Malta, datadas do início do século XX, retratando a capital de uma jovem república do hemisfério sul, até fotos dos anos 1950 a 1970, de fotógrafos contratados para realizar o registro de instalações técnicas e a cobertura das entregas da companhia: ao mesmo tempo, eles capturavam o cotidiano da cidade, preservando um fragmento do passado de seu povo.

Com entrada gratuita, o Centro Cultural Light funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados). As visitas ao Museu Light da Energia devem ser agendadas pelo site, onde há informações sobre a visitação e horários. Basta preencher e enviar o formulário.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -