- Publicidade -

Cidade do Samba homenageia mães de todo o Brasil com exposição

Publicado em:

Cidade do SambaPela primeira vez em seus 17 anos de história, a Cidade do Samba vai ganhar uma exposição, a “Inside Out – Mãe, um retrato”. O espaço será envelopado com pôsteres, colados com a técnica lambe-lambe, com fotografias de 1.700 mães dos 27 Estados brasileiros, a partir do dia 16 de março, às 10h. A previsão é que as colagens durem de 10 a 15 dias.

“A Cidade do Samba vai além de um espaço para os barracões. Queremos torná-la cada vez mais um ambiente cultural”, disse Gabriel David, diretor de marketing da Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “A exposição reforça essa iniciativa, e ainda faz uma merecida homenagem às mulheres tão importantes para o Carnaval.”

As mães retratadas pelo projeto chegaram até ele através de divulgações pelo Instagram e de boca a boca. A partir dessa seleção, realizaram-se mais de 100 entrevistas durante 65 ações fotográficas, que contaram com 70 fotógrafos de todo o país. Tendo um rico material em mãos, Nina Soutoul e Verônica Linder organizaram um documentário que tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2023.

“Idealizei o ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ em agosto de 2021, depois de um ano muito difícil dentro do mundo da maternidade, quando tive depressão pós-parto”, explicou a francesa Nina Soutoul, mãe do pequeno Zion, de dois anos e meio. “Sempre romantizei a maternidade, mas quando tive filho, percebi como o trabalho das mães é difícil e invisibilizado pela sociedade. O ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ foi minha tentativa de visibilizar o trabalho das mães, de diversas realidades distintas, através da arte.”

Aliás, o gancho da exposição no local onde nasce o maior espetáculo da terra também rendeu retratos de mães das doze escolas de samba do grupo Especial do Rio de Janeiro. As matriarcas posaram para os fotógrafos locais da região do Santo Cristo Beatriz Gimenez, cria do Morro do Pinto, e Douglas Dobby, original do Morro da Providência.

As demais fotografias ficarão coladas até o segundo semestre de 2023, quando terá início a nova edição do Rua Walls, parceiro da exposição e responsável pelas conversas com a Liesa para a liberação do espaço e pela produção das colagens dos lambes. Após preencher com murais os dois lados de um trecho de 1,5km da Avenida Rodrigues Alves em 2020 e 2021, o Rua Walls se prepara para colorir toda a fachada da Cidade do Samba. A ação contará com a participação de 20 artistas para colorir com murais os cerca de 20 mil m2 das edificações.

A exibição de lambes “Inside Out – Mãe, um retrato” (@insideoutmaeumretrato) foi elaborada por Nina Soutoul, co-diretora da Casa Amarela Providência, Veronica Linder e Dayane Zimmermann, e contou com o apoio de 165 mulheres, que atuaram em diferentes fases do projeto, desde a produção, até a organização das ações e registros fotográficos.

“Inside Out – Mãe, um retrato” é uma etapa do projeto internacional “Inside Out”, criado pelo fotógrafo francês JR, e tem como objetivo visibilizar para o mundo o trabalho incansável das mães, bem como debater sobre a saúde mental das mulheres na maternidade no Brasil, com foco nos desafios e impactos gerados pela pandemia.

“Sinto-me inspirado pelas mães de diferentes localidades e realidades, que utilizaram o projeto como estratégia de mobilização e conexão. Por trás de cada retrato, há uma história única, que levanta a questão de como a nossa sociedade precisa dar mais apoio às mães”, declarou JR.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -