- Publicidade -

“O Que Ancora”, exposição coletiva, na Galeria samba arte contemporânea

Publicado em:

A samba arte contemporânea e Hermes Artes Visuais, apresentam a exposição coletiva “O Que Ancora”, com curadoria de Carla Chaim e Nino Cais e texto de Ademar Britto. “Com intuito de estimular potencialidades e o desenvolvimento do processo criativo, foram realizados encontros semanais entre orientadores e integrantes, ambos artistas, partindo de uma metodologia horizontal, sem relação mestre/aluno, em um formato que todos participam ativamente com críticas e reflexões relativas aos trabalhos apresentados” complementa Ademar Britto, que escreve o texto da exposição.

“O Que Ancora” exibe 55 trabalhos de 24 artistas oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba, Minaçu, Rubiataba, Barreiras, Caxias do Sul, Belém, Ribeirão Preto, Córdoba (Argentina), Imbé de Minas e Araçatuba, que tiveram em comum a participação em 2022 do Grupo de Acompanhamento de Projetos do Hermes em São Paulo, sob orientação de Carla Chaim e Nino Cais.

As escolhas de Carla Chaim e Nino Cais foram feitas de forma orgânica, viva, baseada não somente no resultado do trabalho terminado, mas também no processo de produção, nas suas poéticas e no decorrer do trabalho de cada um dos artistas; o caminho que percorre para ser desenvolvido: “Nas escolhas tentamos cruzar alguns trabalhos, alguns encontros de temas que surgem e que se expõem na obra e, a partir desses temas, fomos fazendo uma espécie de colcha de retalhos. Tomando nota que a maior parte desses artistas estão em um processo longo com a gente, muito rapidamente reconhecemos os sintomas, que estão muito aparentes para nós pela proximidade que temos com os trabalhos e com os artistas”, explicam os curadores, Carla e Nino.

O título remete a chegada em um lugar outro, o ato de firmar-se em novas terras, a ideia de amparo, e proteção. Os trabalhos apresentados têm diversas linguagens, técnicas e suportes e tratam de questões como memória, pertencimento, vestuário, afeto, cartografia, meio ambiente, relação humana e não humana, de gênero, entre outras.

SERVIÇO
Visitação: 25 de março até 15 de abril de 2023
local: samba arte contemporânea (Estrada da gávea, 899 segundo piso – Fashion Mall)
De segunda a sábado a sexta feira, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 14h às 20h
Entrada Franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -